domingo, janeiro 28, 2007

Concelho de Arouca: alguns percursos pedestres com rotas alteradas

As últimas intempéries deixaram marcas nos percursos pedestres existentes no concelho de Arouca. Assim há uma parte do percurso PR3 (Caminhos do Sol Nascente) que está impraticável, devido ao desmoronamento de parte de uma ponte. Há também falhas na marcação no percurso PR5 (Rota das Tormentas) e PR7 (Escarpas da Mizarela), situações que, diz a autarquia, estão em resolução.

Os problemas identificados (e em resolução), no que diz respeito aos percursos dos PR3 prendem-se com um problema da queda de uma ponte. Passados 900 metros da aldeia de Vila Cova, deixando a estrada de asfalto, aparece uma pequena ponte de arco, antes de entrar no caminho para Póvoa e Friães. Essa ponte sofreu um desmoronamento de terra e pedra, não oferecendo condições de segurança para ser atravessada. Até a situação estar resolvida, aconselhamos os pedestrianistas a seguirem mais alguns metros na estrada de asfalto, até um caminho onde devem virar à direita, indo ao encontro do mesmo caminho que os leva à aldeia da Póvoa.

No que diz respeito à PR5, logo que a vegetação o permita, proceder-se-á à remarcação necessária. Ainda não é aconselhável percorrê-lo. Para além de não ter marcas, está a ser estudada uma reformulação, com diversas alterações, estando prevista a divulgação ao público, em altura oportuna. Finalmente, nas PR7, ainda não é aconselhável fazer-se parte do percurso. Está a ser estudada uma reformulação total deste percurso, atravessando o rio, na aldeia da Ribeira, subir até aos campos da Castanheira, atravessar a ribeira dos Cabaços e acabar no Parque de Campismo, local onde se inicia o percurso.

Fonte: Primeiro de Janeiro: 28-1-007

Mais Informações

Sem comentários: