sexta-feira, janeiro 19, 2007

Novo Percurso Pedestre “Rota do Milho” em Terras do Bouro será inaugurado no final do ano.

Novo Percurso Pedestre “Rota do Milho” em Terras do Bouro será inaugurado no final do ano. "Este percurso percorre 26 moinhos antigos que estão, nesta altura, a ser totalmente recuperados. O ponto de partida é a Casa dos Bernardos, na freguesia de Santa Isabel do Monte, em Terras de Bouro. Pelo meio, assiste-se aos vários processos do fabrico de pão com instrumentos artesanais ainda hoje em uso pela população da freguesia. O antigo caminho público atravessa cinco lugares de Santa Isabel e quando estiver, no final do ano, à disposição dos pedestrianistas terá várias placas de identificação e informação. Com o rio Návia, como pano de fundo, a futura "Rota do Milho" vai mostrar também algumas mamoas, entretanto descobertas.

Depois de se passar no moinho do Areeiro, é a vez de se conhecer o moinho "Riba do Rio". Localizado num dos lugares mais emblemáticos do novo trilho, onde a requalificação que está a ser feita vai permitir criar zonas para banhos e relaxamento, o moinho tem como particularidade ter uma área onde, em tempos, existiu um lagar de azeite, que irá ser restaurado. Depois a caminhada continua passando pela grande maioria dos moinhos, todos eles alvo de requalificação pronta até ao final do ano.

Neste trilho o pedestrianista vai ter contacto com produtos típicos da zonas como a Broa de milho ou o milho 'híbrido', construções como os espigueiros ou Mamoas (situadas no topo Nordeste da chã da Nave, e datadas entre os séculos IV e III a.C.) ou então o Museu Etnográfico da extinta aldeia comunitária de Vilarinho das Furnas, localizado no Campo do Gerês."

Fonte: Jornal de Notícias - 30-12-006

Sem comentários: