segunda-feira, janeiro 29, 2007

Umas palavras de apreço a alguns Clubes e grupos portugueses

Aproveito para dar os parabéns aos seguintes clubes (que entre outros mantêm secções/actividades de pedestrianismo):

  • aos Amigos da Montanha por continurem a implementar no terreno a excelente rede de Percursos Pedestres de Barcelos (9 P.R. e [parte] do G.R. 11 [Caminho de Santiago]). Uma rede que contempla efectivamente aspectos naturais, ambientais-paisagísticos, culturais, históricos, arqueológicos, sociais, religiosos, etc). Percursos projectados quase metro a metro. Infelizmente muitos PR e GR noutros concelhos lusos não têm sido implementados com este rigor.
  • ao Um Par de Botas- este grupo que foi oficializado há cerca de meio ano possui uma frequência de caminhadas muito invulgar e muito participadas. Se não me engano, no ano passado( 2006) foram realizadas 53 caminhadas. Tive o privilégio de participar ainda num número razoável delas e nunca esquecerei quando em 30 de Abril de 2006, ascenderam ao pico Trevinca, em Sanabria, 33 portugueses deste grupo (e por um percurso dos mais extensos). Eu estava lá e contei-os, um a um.. ;-)
  • aos Restauradores da Granja, pelo extraordinário desenvolvimento demonstrado (sobretudo) ao longo dos últimos anos, na área do Pedestrianismo.
  • aos clubes da FPME (GMVR, CNM-norte, NMEspinho, CMGuarda, Desnível, ASE, Celtas do Minho, CAAL,... ) que no meio de tantas adversidades continuarem bem empenhados em alargar definitivamente os horizontes do montanhismo português, e colocá-lo onde ele merece estar!
  • de novo à Associação Amigos da Serra da Estrela (ASE), que entre diversas actividades que têm desenvolvido destaque para a excelente iniciativa "Um Milhão de Carvalhos para Serra da Estrela", que tem granjeado muito sucesso e participação (inclusive além-fronteiras)
  • de novo ao clube Celtas do Minho, pela criação do primeiro refúgio de montanha em Portugal. E também por o seu bem concebido website estar de volta e apresentarem um calendário de actividades para 2007 muito preenchido e diversificado
  • ao Clube de Campismo do Porto (CCP), entre outras coisas por disponibilizarem online a sua revista trimestral "Acampar, sempre repleta de muitas informações sobre as muitas actividades do clube. E também pelo seu renovado website, que também está muito bom.
  • ao clube Grucamo de São Miguel de Ceide (Famalicão) por ter constatado que estão de novo muito activos.
  • aos grupos informais Monte acima e Naturezas, pelo empenho que têm demonstrado e pela generosa partilha de informações das suas muitas caminhadas.
  • a todos os outros clubes onde os seus dirigentes e membros muitas vezes 'sacrificam' o seu pouco tempo livre disponível para que o máximo número de pessoas continue a usufruir, e do melhor modo possível, dos diversos espaços naturais no nosso país ou além-fronteiras.

Sem comentários: