sexta-feira, novembro 02, 2007

Inauguração do PR7 Trilho Entre Mosteiros, no concelho de Valença, dia 10 de Novembro


Dia 10 de Novembro de 2007 será inaugurado o PR7 Trilho Entre Mosteiros, no concelho de Valença, no âmbito da Rede Municipal de Trilhos Pedestres.

Este percurso, da responsabilidade da Câmara Municipal de Valença, constitui um itinerário de interligação com a ecopista permitindo a visita a dois emblemáticos mosteiros - o de Ganfei e o de Sanfins. O percurso inicia-se junto ao Convento Beneditino de Ganfei, na freguesia homónima. Este mosteiro, juntamente coma su Cerca é o primeiro ponto de interesse . A igreja românica, de três naves, remontará já ao século VII.

O percurso segue pela encosta norte do Monte do Faro, percorrendo os primeiros lugares da freguesia de Ganfei terra onde nasceu São Teotónio, o primeiro santo português. Já na encosta excelentes panoramas para a Praça Forte de Valença e a cidade galega de Tui. O trilho entra nas vastas matas de pinheiros da encosta do Monte do Faro até atingir a cerca da quinta do Mosteiro de Sanfins. No local a imponente igreja românica, do século VII e as ruínas do velho mosteiro.

Daqui o percurso desce para freguesia de Verdoejo passando pelas gravuras rupestres da Barreira, pelo Pelourinho do antigo Couto Monástico de Sanfins até atingir a Ecopista. Deste ponto o percurso desenvolve-se até Ganfei na Ecopista com oportunidade para apreciar os edifícios singulares das estações e apeadeiros de Verdoejo e Ganfei.

Trata-se de um itinerário que percorre zonas de elevado potencial paisagístico, ao longo das freguesias de Ganfei, Verdoejo e Sanfins. Este percurso foi elaborado com recurso a variantes, de forma a permitir o acesso a todo o tipo de visitantes.
A hora de encontro é às 9:30h no Mosteiro Beneditino de Ganfei e a hora de saida às 10:00h. A distância é de 11,9 km.


Ficha Técnica:
Nome do Percurso: Trilho do Entre-Mosteiros
Tipo de Percurso - Circular
Localização do Percurso: Ganfei, Verdoejo e Sanfins
Tipo de Percurso: Pequena Rota
Âmbito do Percurso: Paisagístico-Cultural
Ponto de Partida: Mosteiro de Ganfei
Distância Percorrida: 11,92 km
Duração do Percurso: 4 h 30 m
Grau de Dificuldade: Fácil
Cota Máxima Atingida: 310 metros (Fonte Seca)
Entidade Promotora: Município de Valença



Inscrições e informações:
Câmara Municipal de Valença
Tf. 251 800 330
cm-valenca@cm-valenca.pt


Fonte: Câmara Municipal de Valença

Sem comentários: