quarta-feira, novembro 28, 2007

Caminhada "Rota de Natal", em Várzea da Serra (Tarouca), dia 2 de Dezembro, promovido pela secção de pedestrianismo do Ténis Clube de Lamego

A Secção de Pedestrianismo do Ténis Clube de Lamego promove dia 2 de Dezembro a "Rota de Natal".

Esta caminhada que percorre caminhos da freguesia de Várzea da Serra (concelho de Tarouca) conta com o apoio do Ginásios House of Fitness / WomanFit que também irá distribuir presentes a todos os participantes desta efeméride de forma a marcar a época e o evento.

Clicar para ampliar

O local de reunião dos pedestrianistas será no ginásio House of Fitness, às 9h00, onde será distribuído a todos os participantes um roteiro do percurso. Depois o grupo desloca-se em viatura própria até à Capela de Stº Antão, em Várzea da Serra (igual ao último percurso).

O percurso inicia-se junto à encosta sul da serra de Santa Helena e segue em direcção a Várzea da Serra. Esta é uma pitoresca Aldeia Serrana onde se conseguem arranjar sempre motivos de interesse. Casas de pedra, ruas apertadas, gado a calcorrear a aldeia, os seus típicos habitantes são alguns exemplos que podemos referir. Existirá ainda tempo para tomar um café no centro da aldeia enquanto alguns visitam a imponente igreja matriz de Várzea da Serra. Logo de seguida pode ser visitada outra igreja, mais antiga mas não menos interessante.

Depois desta paragem é altura de rumar à sempre interessante e singela aldeia das Antas. Aqui podemos apreciar a rusticidade dos tempos antigos e imaginar como seria dura a vida dos seus habitantes, quando este local era habitado. Nesta fase do percurso será tempo de aconchegar o estômago, por isso este será o local onde o grupo irá merendar ao mesmo tempo que aprecia a beleza do local.

Após a refeição é tempo de seguir viagem e percorrer a 2ª parte do percurso proposto. Para além da paisagem será ainda possível apreciar a construção de um novo parque eólico e densos pinhais verdejantes. Finalmente chegamos ao local de partida onde, mais uma vez, será orientada uma sessão de alongamentos antes do grupo dispersar. A organização sugere, na viagem de regresso, a passagem pelo Mezio para comer uma deliciosa bôla de forno a lenha ou uma sandes de salpicão.


Programa:
09h00m - Reunião do grupo no ginásio House of Fitness (apoiante deste evento), na Urbanização da Ortigosa
09h10m –. Briefing ao grupo
09h30m – Inicio do deslocamento (em viatura própria) até à Capela de Stº Antão em Várzea da Serra
10h15m – Inicio do percurso
11h00m – Passagem por Várzea da Serra e visita às igrejas
12h30m - Merenda na Aldeia das Antas
14h20m – Chegada às viaturas e sessão de alongamentos orientada.


Características do percurso:
Distância: 14,5Km
Tempo de deslocamento estimado: 4h
Dificuldade: Moderada (com poucos desniveis)
Motivos de interesse: Paisagem, flora, fauna, etnografia e hábitos culturais, arte sacra e convívio.



Inscrições e informações:
António Machado
Telf: 968 759 955
E-mail: antonio.pereiramachado@gmail.com


Fonte do texto e imagem : secção de pedestrianismo do Ténis Clube de Lamego


Sem comentários: