terça-feira, novembro 20, 2007

Passeio pedestre "Trilho dos Miradouros II" no dia 2 de Dezembro, na Arriba Fóssil de Esposende, no âmbito das "Caminhadas no Litoral Minhoto"

Passeio pedestre "Trilho dos Miradouros II" no dia 2 de Dezembro de 2007 na Arriba Fóssil de Esposende.


Localização: Arriba Fóssil de Esposende
Tipo de Percurso: Trilho circular
Início e fim: Junto à Igreja Paroquial do Belinho
Hora de Partida: 9h30
Distância percorrida: cerca de 14 km
Duração aproximada: 5 horas
Grau de dificuldade: Fácil/Moderado



Inscrições gratuitas (não incluem seguro, transporte e almoço, devendo os participantes levar almoço volante):
pedestrianismo@gmail.com
verdeminho@gmail.com


Roteiro da caminhada:
O “Trilho dos Miradouros II percorre os sectores norte e central da Arriba Fóssil de Esposende.
Partindo da igreja paroquial do Belinho e respectivo cruzeiro do séc. XVII, sobe-se o longo e imponente escadório que nos conduz à Capela da Senhora da Guia, já quase no topo do Monte da Guia. Daqui teremos priveligiados Miradouros naturais sobre o litoral de Esposende, avistando-se desde S. Bartolomeu do Mar, passando pelo vale do Neiva, até Viana do Castelo e o Monte de Santa Luzia.
Prosseguimos para sul ao longo do coberto florestal e vegetal da Arriba Fóssil. Cerca de meia hora depois tomaremos o encalço de uma calçada granítica que nos leva até ao ponto mais elevado da Arriba Fóssil (238 metros), assinalado com um marco geodésico. Daqui disfrutaremos de outro belo miradouro sobre o litoral Atlântico.
Continuamos na direcção sul por caminhos vários até alcançarmos a Capela de Nª Senhora da Paz. Deste lugar o nosso olhar já se estende a paisagens mais setentrionais, até ao litoral da Póvoa de Varzim, e para norte até Viana do Castelo. O almoço será, à partida, efectuado neste lugar.
Descemos pela encosta até aos Moinhos de Vento da Abelheira, que visitaremos
O retorno até à Igreja paroquial do Belinho será feito por um percurso diferente da vinda e marcadamente mais curto.




Como chegar ao Belinho:
Vindo de sul pela A28, no sentido Porto-Esposende-Viana do Castelo, saímos na saída para Esposende e prosseguimos na direcção da cidade de Esposende até tomarmos a EN 13, onde tomámos a direcção norte. Passámos as freguesias de Marinhas e S. Bartolomeu do Mar até entrarmos na freguesia do Belinho. Aí saímos da EN 13 virando à direita para a igreja do Belinho que se situa bem no centro desta povoação.

Vindo de norte pela A28 saímos na saída que refere Antas e Castelo de Neiva. Tomámos a EN 13 na direcção Sul até ao Belinho. Aí saímos da EN 13 virando à esquerda para igreja do Belinho que se situa bem no centro desta povoação.


Mapa de acessos na zona.
Clicar para ampliar


Recomendável levar botas de montanha, impermeáveis e água.
Levar almoço-volante.



As "Caminhadas no Litoral Minhoto" que se realizam no 1º Domingo de cada mês pretendem percorrer algumas das áreas mais naturais dos concelhos de Caminha, Esposende, Viana do Castelo e Vila do Conde, passando por espaços como a Arriba Fóssil de Esposende, a serra de Santa Luzia, a Reserva Ornitológica de Mindelo, a costa do concelho de Esposende e de Viana do Castelo, ou a foz do Rio Minho, evidenciando que no litoral ainda existem espaços naturais que merecem uma constante visita e usufruto. Estas caminhadas são organizadas pelo blogue "Pedestrianismo e Percursos Pedestres" (http://pedestrianismo.blogspot.com) e pelo Grupo de Caminhadas VerdeMinho (http://verdeminho.blogspot.com).

Clicar para ampliar



Saber mais sobre as "Caminhadas no Litoral Minhoto"

2 comentários:

Unknown disse...

Daqui VAPM(Vamos Andar Pela
Montanha)gostamos de passar o Domingo em contacto com a natureza.
Este pequeno grupo nasceu no fim do verão e alguns de nós encontramo-nos pela 1ª vez numa caminhado organizada e divulgada neste blog.
Obg pela possibilidade que nos ofereceste e vamos continuar a aparecer.Que tal levar o cão?

fernando_vilarinho disse...

Oi Manuela!

Obrigada eu pela vossa presença nas caminhadas.
E se o cão estiver em "boa forma fisíca" é bem-vindo!