quinta-feira, dezembro 25, 2008

Desporto da Universidade de Lisboa (DUL) - Calendário de Caminhadas 2009


Calendário de Caminhadas 2009
Universidade de Lisboa - Desporto


17 de Janeiro
Caminhada Lisboa Velha
Distância: 7 km
Dificuldade: Média
Ponto de Encontro: Centro da Praça do Comércio
Hora de Encontro: 09h45
Começamos com os Fenícios, que lhe chamaram “baía calma”, continuamos pelos Romanos - os primeiros grandes povoadores -até aos Árabes, que definiram o traçado urbano apertado dos bairros antigos. Assim a nossa caminhada será pelos bairros antigos, localizados na colina do Castelo, onde ficaremos a conhecer: os Romanos e os Mouros - as perseguições aos Judeus e Cristãos Novos- o bairro de Alfama e as suas gentes - migração e estivadores - os miradouros escondidos - o fado, a banda sonora de Lisboa.


14 de Fevereiro
Caminhada Lisboa 7ª Colina
Ponto de Encontro: Centro da Praça do Comércio
Hora de Encontro: 09h45
A 7º colina foi a última colina a ser povoada no centro de Lisboa e a primeira a ser planificada com um verdadeiro plano urbanístico no dealbar do séc. XVI. Ruas mais largas e espaço abundante tornaram-na o local de elite para os novos palácios da burguesia emergente. Até hoje a História desta colina é sobretudo feita de modernidade e cosmopolitismo, que teve o seu período de apogeu no séc. XIX. Conheça ainda a sua importância na vida literária e boémia da cidade de Lisboa. Os pontos principais deste passeio são: Lisboa cresce para fora das muralhas no sec XVI - Arquitectura do séc. XVI - Testemunhos barrocos e maneiristas de Lisboa - Miradouro de S. Pedro de Alcântara - A época romântica em Lisboa - Fernando Pessoa - O café A Brasileira e a geração modernista - A época de ouro dos jornais - Vida boémia


21 de Março
Caminhada "Rota do Litoral do Guincho"
Dificuldade: Fácil
Ponto de Encontro: Cantina I (Av. Prof. Gama Pinto, Cidade Universitária - Campo Grande) da Universidade de Lisboa
Hora de Encontro: 09h00
O percurso inicia-se na Malveira da Serra e decorre na encosta Sul da Serra de Sintra. É um percurso circular com passagem por Almoínhas Velhas, Forte do Abano, Guincho, Charneca, Alcorvim e Janes. O percurso desenvolve-se em território classificado como Parque Natural. Os povoados surgem não longe do mar e perto do abrigo e riqueza disponibilizados pela serra. Aqui os herdeiros da tradição árabe, do amanho da terra e sobriedade de costumes, continuam a cuidar das suas almuinhas, junto aos ribeiros.


25 de Abril
Caminhada da Mula
Distância: 12 km
Dificuldade: Média
Ponto de Encontro: Cantina I (Av. Prof. Gama Pinto, Cidade Universitária - Campo Grande) da Universidade de Lisboa
Hora de Encontro: 09h00
Aproveitando a Primavera, quando a atmosfera se encontra mais límpida e grande parte da vegetação está em flor, vamos mais uma vez visitar a Serra de Sintra, local de uma biodiversidade e caracteristicas da paisagem envolvente, deveras distintas! Partimos da Malveira da Serra em direcção à Barragem do Rio da Mula. Subimos a encosta da serra até chegar ao Convento dos Capuchos. Depois de uma breve paragem neste local, retoma-se a Serra em direcção à Memória dos Soldados... mais adiante poderemos observar, num dos cumes mais altos da serra, uma sepultura colectiva pré histórica, o Tholos do Monge, reutilizada na Idade do Bronze... Segue-se para a vertente Sul da serra, iniciando-se a descida, só interrompida pela passagem pelo miradouro natural da Pedra Amarela, novamente até à Malveira da Serra.


20 de Junho
Caminhada Lisboa- "O Terramoto de 1755"
Distância: 8 km
Grau de dificuldade: Baixa
Ponto de Encontro: Praça do Comércio, em frente ao arco sobre a Rua Augusta
Hora de Encontro: 09h50
Neste passeio ficará a conhecer Portugal no séc XVIII, a arquitectura inovadora da Baixa e o impacto que o terramoto causou em termos sociais, económicos e científicos na Europa. Em particular, alargará o seu conhecimento sobre: O difícil nascimento de um estado moderno ; O terramoto em Lisboa e noutros lugares ; O dia seguinte: resposta e reconstrução ; Marquês de Pombal – o homem e o mito ; Ciência e religião: impacto no pensamento europeu ; e Nascimento da sismologia moderna



18 a 24 de de Julho
Caminhada do Ano - Açores:
  • “Caminhos de Santa Luzia”- Concelho São Roque do Pico - 19 de Julho
  • Percurso Pedestre - São Roque- Velas (Ilha de S. Jorge) - 20 de julho
  • Percurso Pedestre – Lagoa do Capitão - 21 Julho
  • Percurso Pedestre da Caldeira (Ilha do Faial) - 22 Julho
  • Trilho Pedestre - Caminho dos Burros (Pico) - 23 Julho
  • Ascensão ao Pico; Percurso Pedestre da Vigia da Baleeia - Cabeço de Santana - 24 de Julho


24 de Outubro
Rota do Vinho e da Vinha - Torres Vedras
Distância: 15 km
Dificuldade: Média
Ponto de Encontro: Cantina I (Av. Prof. Gama Pinto, Cidade Universitária - Campo Grande) da Universidade de Lisboa
Hora de Encontro: 08h50
O percurso a sua partida e final na Ribaldeira.
Referência da história da freguesia e do concelho, a localidade de Ribaldeira marca o início deste percurso. Situada a escassos quilómetros da cidade de Torres Vedras, foi Cabeça de Julgado no reinado de D. João I (entre 1383 e 1421) e desde o Sec. XVIII sede de Câmara Municipal, tendo sido extinta em 1855. Durante o passeio podemos apreciar a beleza e o encanto de um “viver rural”. Pujante nos verdes de Primavera e serena nos dourados de Outono, a beleza da paisagem concerta com os aromas que da terra nascem. Reportemo-nos agora ao vinho. Tintos ou brancos, produzidos ainda artesanalmente, o vinho é o anfitrião. Casais, Quintas e Adegas transformam as lides da vinha numa autêntica festa para todos. E já no cortar da meta, é incontornável a passagem pela Estação Vitivinícola Nacional e pela Adega Cooperativa de Dois Portos. Indubitável é também a passagem por aquela que em tempos, servia de canal de transporte de mercadorias e bens. A Linha de Ferro do Oeste reflecte o valioso contributo, para o que é actualmente o desenvolvimento desta mesma região.


22 de Novembro

Rio Ocreza- Foz do Cobrão (Vila Velha de Ródão)
Distância: 15 km
Dificuldade: Média
Ponto de Encontro: Foz do Cobrão
Hora de Encontro: 10h00
Nesta área a paisagem é caracterizada pela serra das Talhadas e pelos vales encaixados do rio Ocreza e da ribeira do Cobrão. A vegetação é assinalada pela presença de manchas de matagal mediterrânico que cobrem as encostas acompanhadas por geométricos olivais que dão ao local uma beleza singular. Regista-se a presença constante de éspecies animais com elevado estatuto de conservação de entre os quais se destaca a colónia de grifos (Gyps fulvus) que nidificam nas escarpas que contornam o Rio Ocreza, a cegonha preta (Ciconia nigra) e a águia de Bonelli (Hieratus fasciatus).



Contactos:
Desporto da Universidade de Lisboa - DUL
Edifício da Cantina 1
Av. Professor Gama Pinto
Cidade Universitária - Campo Grande
1649-003 Lisboa

Tlf. 217 803 981
Fax 217 803 989
E-mail desporto@sas.ul.pt
http://www.desporto.ul.pt/



Calendário de Caminhadas 2008

Calendário de Caminhadas 2007

Sem comentários: