quinta-feira, dezembro 25, 2008

Câmara Municipal de São Brás de Alportel - Ciclo de Passeios “Paisagens ao Domingo” 2009


Ciclo de Passeios “Paisagens ao Domingo” 2009 - Câmara Municipal de São Brás de Alportel



11 de Janeiro
Em Busca dos Cogumelos escondidos…
Ponto de encontro: Centro Museológico do Alportel - 09h30
10h00 - Partida para passeio e colheita de cogumelos
Inclui Palestra e Prova de Cogumelos
Grau de dificuldade: Fácil
Colaboração: Associação ALMARGEM e Fundação Manuel Viegas Guerreiro
Neste passeio passaremos um dia agradável no campo, percorrendo montes e vales, em busca dos cogumelos, desvendando os seus mistérios, descobrindo tradições e curiosidades e saboreando estes verdadeiros tesouros da serra.
Sabia que o cogumelo está associado, ao mistério, à magia e à imortalidade? E que esta planta desempenha um papel único no ecossistema florestal? Bem acompanhados, por quem sabe, vamos conhecer e colher as espécies comestíveis de cogumelos, para depois e cozinhar e provar…

Os participantes devem estar munidos do equipamento necessário: cesto e ferramenta de colheita.


8 de Fevereiro
Passeio “Por caminhos da Moura Encantada”
Ponto de encontro: Fonte da Mesquita - 09h30
Partida: 10 horas
Grau de dificuldade: Fácil
Associadas a narrativas de carácter maravilhoso, as lendas fazem parte das tradições populares e constituem um valioso tesouro do património cultural. O amor, a guerra, as lutas entre diferentes povos e culturas estavam na base dos “encantamentos que ainda hoje persistem” e escreveram fabulosas lendas que ainda hoje povoam o nosso imaginário.
Entre amendoeiras em flor, por fontes e poços, vamos percorrer os caminhos do barrocal e ouvir histórias de encantar… por Paisagens da Memória.

Um passeio com interpretação do património, em colaboração com o Centro Explicativo da Calçadinha.


29 de Março
Passeio “Pedras com História”
Ponto de encontro: Terminal Rodoviário - 09h30
Grau de dificuldade: Fácil
Em mais uma Paisagem ao Domingo, convidamo-lo a uma incursão pela interessante geologia do concelho, pela sua história e tesouros.
Marcamos encontro com a beleza do barrocal, entre as pedras do caminho, dos muros e das pedreiras, do Cerro do Botelho aos Funchais. Com interpretação geológica, este passeio vai leva-lo(a) por caminhos do barrocal, dando a conhecer as pedreiras dos Funchais, a bonita zona envolvente, com vistas a perder de Vista, e ouvir as histórias dos famosos canteiros que esculpem a pedra com a mestria da tradição.



26 de Abril
Passeio ao Moinho - “Por Memórias do Pão”
Ponto de encontro: Mealhas - 09h30
Grau de dificuldade: Fácil
No mês em que se celebra o Dia Nacional dos Moinhos vamos conhecer o ciclo do Pão, num passeio por memórias de velas e moleiros, trigos e celeiros...
Em plena Primavera, quando as sementes lançadas à terra já estão a formar espiga, faremos um passeio desde o Vale de Mealhas até à Mesquita, para visitar os lugares desta história do Pão que alimenta a memória de todos nós.





28 de Junho
Passeio “Arquitectura do Quotidiano”
Ponto de Encontro - Largo de S. Sebastião - 09h00
Grau de dificuldade: Fácil
Neste passeio, partimos do centro da vila e vamos pelos arrabaldes, da Campina ao Vale do Alportel, e ainda por outras tantas incursões, numa viagem ao conhecimento dos materiais, das
formas, das estruturas e das diferentes funcionalidades dos edifícios. Desde a arquitectura de residência à arquitectura de produção e de cariz religioso, levámo-lo a conhecer melhor a nossa paisagem arquitectónica, que urbana ou rural, esconde histórias e memórias de que fazemos parte.



8 de Agosto
Passeio Celeste - Passeio Nocturno com Observação Astronómica
Ponto de Encontro para saída em viatura municipal: 21h00 - Terminal Rodoviário
Partida - Miradouro do Alto da Arroteia - 21h30
Grau de dificuldade: Fácil
No Ano Internacional da Astronomia (2009), em que comemoramos 40 anos da Chegada do Homem à Lua, o ciclo de Passeios convida-o(a) a um passeio por paisagens celestes, em noite de lua cheia. O Mundo da Lua continua misterioso... guarda segredos, esconde lendas, histórias e fantasias, inspira os poetas, embala os sonhos…
Neste passeio, vamos conhecer mais deste mundo, interpretar as vias lácteas e as diferentes paisagens celestes, identificar as constelações mais importantes do céu de Agosto, a origem dos seus nomes e algumas lendas que lhes estão associadas.
Em plena lua cheia, podemos conhecer a evolução estelar, distinguir estrelas novas de estrelas mais idosas e ficar a saber mais sobre a curiosa evolução do Universo!
Parta connosco do Miradouro da Arroteia … até à lua! Passamos pelos Moinhos do Malhão e por muitas paisagens celestes…

Orientação do cientista Dário Passos.
Não esquecer: Levar pequena lanterna!


20 de Setembro
Passeio no Jardim dos Frutos Secos, por histórias de sol e de tempo
Partida: Fonte da Mesquita - 09h30
A paisagem do barrocal que hoje conhecemos foi outrora um bosque denso e de uma biodiversidade própria de uma comunidade climácica, primitiva. Dir-se-ia que esse “jardim” encantou as civilizações mediterrânicas que aqui se instalaram, como aconteceu com os árabes. Actualmente esta sub-região, o barrocal, guarda ainda um elevado valor ecológico mas também económico, sendo dela que se extraem os valiosos frutos secos, como o figo, a amêndoa ou a alfarroba.
O ciclo de passeios despede-se assim do Verão, com uma Paisagem pintada pelo sol, perfumada pelos frutos secos, doirados pelo calor das tardes quentes… Vamos conhecer as árvores de fruto características do pomar de sequeiro, como a alharruba (alfarrobeira) ou a ficaria (figueira) e descobrir as memórias de um tempo que se contava entre sóis…



31 de Outubro
Passeio por terras de bons ares, em Tarde de Outono - No Trilho da Várzea da Cova
Ponto de Encontro: Pousada de São Brás - 16h00
Preparámos para este final de mês um passeio a pensar nos benefícios dos ares de São Brás, cujas qualidades são referidas desde o séc. XIX. Inclui visita ao Espaço Memória do Sanatório Carlos Vasconcelos Porto (no actual Centro deMedicina de Reabilitação)
Passeio com interpretação, por especialistas do tema.




Inscrições e informações:
Câmara Municipal de São Brás de Alportel
Rua Gago Coutinho, n.º1
8150-151- São Brás de Alportel
Tel. 289 840 005 / 289 840 019

municipe@cm-sbras.pt
http://www.cm-sbras.pt



Passeios Natureza 2008

Passeios Natureza 2007

Sem comentários: