sábado, janeiro 01, 2011

Câmara Municipal de Valença com a colaboração do Clube Celtas do Minho - Calendário de Caminhadas 2011

Calendário de Caminhadas 2011 -  Câmara Municipal de Valença


12 de Março
Trilho de Mosteiró - Valença
Local : Freguesia de Cerdal - Valença
Ponto de Partida: Igreja Matriz de Cerdal
Hora de encontro: 9h00 |  Inicio: 9h30
Âmbito do Percurso: Histórico-cultural
Distância Percorrida: 11,7 km
Duração do Percurso: 4h 30m
Grau de Dificuldade: Fácil
Organização: Clube Celtas do Minho
Entidade Promotora: Município de Valença

9 de Abril
Trilho Pedestre do Monte Carvalho 
 O percurso começa junto à Igreja da Silva, às 9h30, tem uma extensão de 10,9 Kms, uma duração prevista de 4h e desenvolve-se pelas freguesias da Silva, São Julião e Fontoura. 
rata-se de um percurso, sobretudo, histórico-cultural, de grau fáci.
Os primeiros pontos de interesse do percurso são uma Ara Funerária medieval, vários sarcófagos e os portais singulares da antiga Igreja da Silva. Na sequência do percurso merece especial referência os extensos vinhedos de alvarinho, as casa senhoriais da Quintela e a Casa da Torre da Silva, esta última com características medievais e com uma Torre em forma quadrangular defensiva. 


14 de Maio
Trilho Castelo da Furna
Ponto de Partida: Igreja Matriz de Taião
Encontro às 9h00 – Saída às 9h30
Localização: Freguesias de Taião, Sanfins e Boivão
Tipo de Percurso: Pequena Rota
Âmbito do Percurso: Paisagístico
Distância a Percorrer: 14 km
Duração do Percurso: 4h30m
Grau de Dificuldade: Moderado

  


16 de Julho 
Trilho Pedestre Nocturno São Silvestre – Valença
Encontro às 21:00.
Local: Capela Srº do Socorro – Taião – Valença
Organização: Município De Valença
Percurso nocturno, de 14,1 Km, por Cerdal e Taião, à descoberta dos montes de São Silvestre, dos moinhos e minas do volfrâmio.

 

10 de Setembro
Trilho Pedestre da Carvoeira,
O ponto de encontro está marcado para a Igreja Paroquial de Boivão, às 9h e a saída às 9h30. O tempo estimado do percurso é de 3h30.
Trata-se de um percurso de pequena rota, de características paisagístico-cultural grau de dificuldade fácil.
O trilho desenvolve-se pelos lugares do Paço, Quinta das Igreja Velha, Lordelo de Cima, Silhães, Fujacos, Carvoeira, Cimo da Vila, das freguesias de Boivão e Gondomil. Locais de vinhedos tradicionais onde as castas alvarinho e trajadura são as dominantes. O percurso permitirá, ainda, apreciar os singulares moinhos da encosta da Furna. O primeiro ponto de interesse é a Igreja Paroquial de Boivão consagrada a Santiago, uma tradição de veneração ao apóstolo muito remota que pode ser sentida, também, na passagem pela Quinta Velha onde até ao século XVII estava a primitiva igreja. Terra de pedreiras, há séculos que o granito faz parte da paisagem com as casas rústicas, os postes das latadas de vinha, os muros das propriedades ou os velhos caminhos com as gastas lajes graníticas.
O Trilho da Carvoeira é um percurso marcado por uma mão cheia de lendas e tradições, com especial destaque para a da Princesa de Boivão, celebrada pelo escritor Alberto Pimental, a Truta da Rainha a do Penedo da Fontanela e das Pegadas de Nossa Senhora. Esta é uma oportunidade singular para apreciar a cultura, o património e as paisagens do antigo concelho de Fraião e Couto Monástico de Sanfins, de que Boivão e Sanfins fizeram parte.


11 de Junho
“Ínsua do Crasto”
Um percurso com 11,95 Km’s encostado ao rio Minho e às pesqueiras com passagens pela Ínsua do Crasto e foz do Rio Manco, complementar à Ecopista do Rio Minho Valença / Monção.
O ponto de encontro está marcado para a igreja paroquial de Friestas, às 9h00 e o início da caminhada para as 9h30 sendo o tempo estimado do percurso de 4 horas.
Trata-se de um percurso de pequena rota de características paisagístico-ecológico, com um grau fácil, com uma cota máxima os 68 metros.
O primeiro ponto de destaque vai para o Portão dos Crastos: uma fachada imponente onde a ecopista e o trilho se encostam à EN 101. A emblemática Ínsua do Crasto, uma língua de terra no rio Minho, já nos limites com Monção e a Foz do Rio Manco, são pontos marcantes do percurso onde o trilho é de interpretação da natureza.
O Observatório de Avifauna, junto à Ecopista, permite a observação privilegiada da fauna e flora. Com um pouco de sorte será até possível ver alguma lontra ou vison, comuns neste autêntico refugio da natureza, nas margens do rio Minho.
Pelas margens ribeirinhas do rio Minho o percurso segue para sul, até ao emblemático cruzeiro medieval de Verdoejo, percorrendo itinerários agrícolas, trilhos de pescadores e velhas pesqueiras, outrora percorridos por contrabandistas.

8 de Outubro 
Trilho Entre-Mosteiros
Ponto de Partida: Convento de Ganfei
Hora de encontro: 9h00 Ínicio às 9h30
Localização do Percurso: Ganfei – Verdoejo – Sanfins
Tipo de Percurso: Pequena Rota
Âmbito do Percurso: Paisagístico-Cultural
Distância a Percorrer: 11 Km
Duração do Percurso: 4h00
Grau de Dificuldade: Moderado
Percurso Organizado pelo Município de Valença, com o apoio do Clube Celtas do Minho

12 de Novembro
Trilho Pedestre de Real,
Local: freguesia de Gandra
Com a distância de 6 Km's é um percurso rural / cultural que se desenvolve pela freguesia de Gandra, com um grau de dificuldade fácil e um tempo estimado de 2 horas.
O ponto de partida, deste percurso circular, é a Igreja Paroquial de Gandra. O encontro está marcado para as 9h e o início da caminhada para as 9h30.
O Trilho do Real inicia-se junto à Igreja Paroquial de Gandra e segue para o lugar de Real- um pequeno aglomerado populacional, cujas ruelas são estreitas, o que torna esta passagem muito atractiva ao pedestrianista. Segue-se uma zona de acessos a campos agrícolas, muitos deles em pousio, para no ano seguinte receber a sementeira do milho ou de batata.
O caminho dá lugar à estrada asfaltada, para caminharmos por cerca de 400 metros, até virarmos à direita por um outro caminho em terra que nos conduzirá a um local de elevada beleza natural, coberto por vegetação autóctone, onde predominam várias espécies de árvores, no entanto em maior quantidade as aveleiras (Corylus avellana).
Em Picões visita-se a Capela de Sant' Ana e segue-se o caminho até ao lugar de Cais onde, junto a um regato, podemos a observar um conjunto de engenhos com motivos rurais, diversos moinhos com as suas inúmeras levadas, que tanto serviam para conduzir a água aos moinhos como para o regadio dos campos. Daqui o percurso segue para o lugar de Pinheiro com passagem pela Capela de St.º Amaro, indicando-nos a direcção para alcançarmos o local onde se iniciou este percurso. No troço final pode-se observar um elemento patrimonial da arquitectura industrial, a antiga Fábrica de Têxteis dos “Durães”, que pelas suas dimensões, deixa transparecer a importância que esta teve na economia e na vida das gentes desta freguesia e do concelho de Valença. Pelas estreitas quelhas e ruelas típicas portuguesas, alcançamos finalmente o local onde teve início este percurso de âmbito tão diversificado a nível paisagístico, cultural e de património local.


10 de Dezembro
Trilho Ribeira Minho
Local: Portal do Crasto em Friestas - Valença
A concentração está marcada para as 09h15, com início da actividade às 09h30.
O ponto de encontro é no Portal do Crasto em Friestas, junto a Estrada Nacional 13 no sentido de Valença- Monção.
O percurso terá cerca de13 Kms que percorrerá as seguintes freguesias: Friestas, Verdoejo, Ganfei, Valença, Cristelo Côvo, Arão e São Pedro da Torre
O final da actividade será na freguesia de São Pedro da Torre onde será feita uma degustação de cogumelos. A Câmara Municipal garante transporte de São Pedro da Torre para Friestas.





 

Calendário de Caminhadas 2009 / 2010


Contactos:
Câmara Municipal de Valença
Praça de República
4930-702 Valença

Tlf: 251 809 500
Fax: 251 809 519
cm-valenca@cm-valenca.pt
http://www.cm-valenca.pt

Sem comentários: