sábado, janeiro 01, 2011

Lousitânea – Associação de Defesa da Serra da Lousã - Calendário de Caminhadas 2011

Calendário de caminhadas 2011 da Lousitânea – Associação de Defesa da Serra da Lousã


22 de Maio
Caminhada de Interpretação da Natureza – Ribeira do Mouro (Serra da Lousã)
Para comemoração do Ano Internacional da Biodiversidade, vai ser realizada uma “Caminhada de Interpretação da Natureza”, na Ribeira do Mouro, Aigra Nova, concelho de Góis. Vão estar presentes especialistas na área do ambiente.
Gratuito.
12 de Junho
 Caminhos do Xisto das Aldeias de Góis
Em parceria com a ADXTUR, a Lousitânea vai organizar uma caminhada nos Caminhos do Xisto das Aldeias de Góis. Este é um percurso circular, onde é possível conhecer as quatro Aldeias do Xisto do concelho de Góis, as suas tradições, cultura e natureza envolvente. 
 Local de encontro: 8h30 - Bombeiros Voluntários de Góis
 Ciclo A Pé Pelos Caminhos do Xisto –

17 de Junho
Inauguração do Núcleo de Interpretação Ambiental na Aigra Nova
A Lousitânea vai brevemente inaugurar um Núcleo de Interpretação Ambiental, na Aldeia do Xisto Aigra Nova, concelho de Góis. Este é um espaço de educação ambiental que aborda vários temas ligados à Rede Natura 2000, da Serra da Lousã. É possível conhecer toda a fauna e flora existente na Serra da Lousã, mais especificamente do concelho de Góis. 
Horário: 17h30 – Aigra Nova (Góis) 



30 de Julho
Trilho do Vale do Ceira
Local: Vale do Ceira: Cabreira, Sandinha, Candosa e Cadafaz (Góis)
Esta actividade faz parte do projecto, rede de percursos pedestres do concelho de Góis a ser elaborado pela Trans Serrano e Lousitânea
8h30- Ponto de Encontro nos Bombeiros de Góis
9h00- Cabreira: Início da caminhada
Percurso circular
Esta actividade está inserida nas comemorações do Dia nacional da Natureza no Município de Góis

15 de Agosto
Trilho das Minas
Local: Vila de Góis – Rabadão – Vila de Góis
O Trilho das Minas é o nome escolhido para este percurso circular com cerca de 4km. Este percurso representa a grande actividade mineira que existiu no concelho de Góis entre 1920 e 1940. Esta actividade mineira tinha como objectivo a sobrevivência e bem estar económico da população local, extraindo o volfrâmio.
O ponto de encontro é no Posto de Turismo de Góis, pelas 9h00 estando prevista a hora de chegada pelas 12h00.
Esta iniciativa está integrada no âmbito das comemorações da FACIG.

17, 18 e 24 de Setembro
Brama dos Veados
É nesta altura do ano, que mais se avistam os veados na Serra, e temos oportunidade de os ouvir. Para isto é preciso vir até à Serra de madrugada e ver o e ouvir a Brama dos Veados. Participe connosco, nesta experiência única! Inscrições limitadas a 10 pax.
Anualmente entre Setembro a Novembro, acontece um dos mais belos espectáculos do meio natural. Trata-se do período de acasalamento do veado, conhecido por época da “Brama”. Os bramidos reproduzidos pelos veados denunciam o seu poder pelo território e pelas fêmeas. Esta iniciativa consiste numa Caminhada pela Ribeira do Mouro, onde serão feitas algumas paragens, com o intuito de ouvir a Brama dos Veados e se assim for possível avistar os mesmos. No final da caminhada será feita uma paragem na Aigra Nova, para visitar o Núcleo de Interpretação Ambiental.
Custo da actividade: 15€/pessoa – inclui acompanhamento técnico, seguro, visita ao Núcleo de Interpretação Ambiental na Aigra Nova.
Local de encontro: 5h30 na Loja do Xisto da Aigra Nova.
Percurso de 5 km circular.


30 de Outubro
Caminhada Trilho no Vale do Ceira I
Local: Ponto de Encontro no Lagar da Cabreira – Góis
Este percurso é circular e tem cerca de 13 km. Tem início pelas 10h00, com ponto de encontro no Lagar da Cabreira, e termina por volta das 16h00.
Pelas 14h00 é possível participar no Tradicional Magusto, a ter lugar na Aldeia da Candosa, oferecido pela Comissão de Melhoramentos desta mesma aldeia.
Caminhar num dos mais bonitos percursos, agora marcado, no concelho de Góis. Sem dúvida o Vale do Ceira tem paisagens lindíssimas, das quais podemos usufruir. Observar a Natureza deslumbrante pelas aldeias da Cabreira, Sandinha, Candosa e Cadafaz.
 Este percurso é gratuito.


5 de Novembro
Caminhada: Trilho da Serra do AçôrLocal: Ponto de Encontro na Praia Fluvial do Colmeal, Góis
10h00 – Ponto de Encontro na Prais Fluvial do Colmeal
10h15 – Saída para o Percurso
Caminhada pelo Trilho da Serra do Açôr. Passando pelas aldeias de Colmeal, Soito, Aldeia Velha, Carvalhal e Colmeal. Desta vez, vamos fazer o percurso pela variante. Conhecemos desta forma outras aldeias e outros potênciais da freguesia do Colmeal. O percurso é circular, ficando desta forma com cerca de 8km.



Inscrições
- Nome, contacto telemóvel
- Para os sócios da Lousitânea – nº de sócio
As inscrições poderão ser feitas através:
Tel.: 235 77 86 44
lousitanea@gmail.com

http://lousitanea.org/


Calendário de Caminhadas 2007

Sem comentários: