sábado, janeiro 01, 2011

“Dias Tranquilos” em Montemor-o-Novo, Passeios pedestres entre Fevereiro e Junho de 2011, promovidos pela Câmara Municipal de Montemor-o-Novo

 “Dias Tranquilos”  Fevereiro a Junho de 2011 Câmara Municipal de Montemor-o-Novo




19 de FevereiroCompostagem com minhocas,
Com orientação de João Bolila.
A vermicompostagem, isto é, a compostagem realizada quase exclusivamente por minhocas, surge como opção simples de reciclar os restos de resíduos alimentares (cascas, gomos, …). É a transformação biológica de resíduos orgânicos, onde as minhocas actuam acelerando o processo de decomposição, resultando no mais valioso e natural adubo orgânico: o Húmus. Poupam-se recursos, preserva-se o ambiente, e aproveita-se para conhecer melhor este ser vivo.

12 de Março
Caminhada em São Cristóvão,
Esta localidade foi baptizada com o nome do Santo protector dos viajantes e motoristas. A nossa caminhada terá início por campos de montado, que encontraremos ao longo de todo o nosso percurso, ficando para trás o casario. Ao passarmos por pequenas quintas, damos de novo entrada na vila de São Cristóvão, para aqui podermos visitar as suas ruas e Igreja.
 
26 de Março
Herdade da Amendoeira,
Nesta manhã de Sábado vamos ficar a conhecer esta propriedade que lhe permitirá desfrutar das suas paisagens diversificadas. Neste eco-turismo e turismo rural poderá visitar a queijaria e a destilaria Montemorense, onde se dá continuidade ao tão conhecido Poejo e Granito Montemorense. O mel e as compotas também merecem especial destaque. Com todas estas ofertas, não podemos deixar de, no final do passeio, usufruir de uma degustação de todos estes produtos na mercearia da Herdade, verdadeiramente tradicional.
 
09 de Abril
Descodificar as aves,
Por mais passeios que se faça para observar as aves, estes são sempre uma surpresa. Nunca se sabe o que se pode ou não ver. Como tal, não deixe de aproveitar esta manhã de Sábado à descoberta destas aves que são sempre uma incógnita nestas caminhadas.
Com a orientação de Carlos Godinho.
 
30 de Abril
Passeio pedestre por Cortiçadas de Lavre
Segundo a tradição, o nome da localidade tem origem nas casas de cortiça que aí existiram. As mesmas eram destinadas, principalmente, a instalações de apoio à actividade agrícola.
Com passeio pedestre em redor da paisagem de onde sobressaem, naturalmente, os sobreiros, vamos ficar a conhecer o que esta localidade nos pode oferecer.
Com orientação de João Martins.
 
14 de Maio 
As ruas de Montemor e os seus poetas,
Com orientação de Vitor Guita.
Passear pelas ruas de Montemor-o-Novo, leva-nos sempre à descoberta de pequenos apontamentos que, com a azáfama do dia-a-dia, nos passam despercebidos. Com a chegada das manhãs em que as caminhadas são apetecíveis, vamos descodificar mistérios das ruas de Montemor através da poesia.
Com orientação de João Martins.
 
28 de Maio
Arte Sacra em Montemor
Montemor-o-Novo é localidade que não merece que se passe por ela indiferente, na pressa de chegar a outros destinos. Por esse motivo, nesta manhã de Sábado, pare para poder visitar salas de arte sacra, e perceber a importância que esta teve e tem na história de Montemor-o-Novo.
Com orientação de Augusto Moutinho Borges.
 
18 de Junho 
Vassouras do tempo das nossas avó
Vasculho, é o nome que se dá às vassouras feitas com diversas ervas do mato, usados em tempos para varrer as casas assim como os quintais.
Como muitas outras, também esta tradição de ir para o campo colher as ervas e de seguida construir as nossas próprias vassouras, caiu em desuso.
Nesta manhã de Sábado, vamos regressar no tempo, colher as nossas ervas, arranjá-las e com a ajuda de um canivete e arame construir cada um o nosso vasculho.
Com orientação de Custódio Abelha e apoio de Juvenália Cantanhede.
 
 
Horários: Os passeios têm início às 9h30 no Posto de Turismo, e duração de uma manhã. Os passeios dos dias 12 de Março e 30 de Abril terão a duração de um dia.


Inscrições e Informações:
Posto de Turismo de Montemor-o-Novo
Largo Calouste Gulbenkian
7050-192 Montemor-o-Novo

Tlf. 266 898 103
Fax 266 877 096
e-mail: turismo_dcdj@cm-montemornovo.pt

Horário: 09:30h ás 13:00 – 14:30 ás 18:00h. Encerra ao Domingo.

http://www.cm-montemornovo.pt

Núcleo de Interpretação Ambiental dos Sítios de Cabrela e Monfurado
Baldios
Telef. 266 837 476
E-mail: redenatura_dcdj@cm-montemornovo.pt
Horário: 09h ás 16h (Sexta-feira e Sábado, restantes dias com marcação prévia)



Inscrições: devem ser efectuadas até à quarta-feira anterior a cada passeio. Inscrições e confirmações no Posto de Turismo de Montemor-o-Novo – Largo Calouste Gulbenkian – 7050-192 Montemor-o-Novo.
O número de participantes em cada passeio é limitado. Os passeios têm um limite mínimo de 10 participantes.
 
 

Sem comentários: