sábado, janeiro 01, 2011

Câmara Municipal de Caminha - Calendário de Caminhadas 2011



Calendário de Caminhadas 2011 - Câmara Municipal de Caminha


8 de Fevereiro
"Pelos Caminhos de Castanheira"
Com concentração marcada às 14 horas, nas instalações do CISA, este percurso tem a duração de 3 horas e apresenta um grau de dificuldade fácil.
Os participantes terão oportunidade de subir ao cimo do Cabeço do Meio-Dia, visitar a parede de escalada de Penice, a Capela da Sra. da Rocha, as quedas de água das penas, bem como percorrerão um trilho de pastores que cruza a Chã da Franqueira. Esta actividade  pretende divulgar, valorizar e promover o património ambiental e natural da Serra d'Arga, também está integrada no projecto "Lampreia do rio Minho - Um prato de excelência".

9 de Abril
Percurso pedestre "Vamos ao Moinho"
Local: Arga de Cima e de Arga de Baixo
O percurso, com cerca de 9km, grau de dificuldade fácil e duração prevista de 3h30, terá início no Centro de Interpretação da Serra d'Arga, em Arga de Baixo, às 14h.
A actividade "Vamos ao Moinho" vai servir para sensibilizar os participantes e a população em geral para a importância dos recursos hídricos e para a necessidade de preservação dos diferentes moinhos de água da Serra d'Arga, exemplares únicos do património arquitectónico, alguns deles ainda em funcionamento. O percurso vai permitir percorrer caminhos antigos nas freguesias de Arga de Cima e de Arga de Baixo, atravessando pontes e linhas de água e conhecendo os moinhos da Gandra, do Covão, da Fichua, das Pombas de Baixo e das Traves, entre muitos outros.
A caminhada vai assinalar o Dia Nacional dos Moinhos, que se comemora a 7 de Abril

18 de Junho
Percurso Interpretativo sobre plantas silvestres
Local: Orbacém
O percurso, com uma extensão aproximada de 6,5 km, terá grau de dificuldade fácil. O início está marcado para as 14h, na Junta de Freguesia de Orbacém.
Durante esta actividade os participantes terão a oportunidade de aprender a identificar diferentes espécies de plantas silvestres no seu meio natural e a caracterizar o seu potencial medicinal e gastronómico, bem como ficar a conhecer os lugares mais pitorescos desta freguesia situada na base da Serra d'Arga, na margem direita do Rio Âncora.

3 de Julho
Percurso pedestre "Até à Senhora do Minho"
Com início marcado às 8h30, nas instalações do CISA, em Arga de Baixo, o percurso, com cerca de 19 km, terá uma duração aproximada de 6H00 e um grau de dificuldade moderado.
Para além do contacto com a natureza, esta actividade permitirá que os participantes tenham um contacto directo com a cultura local, com as gentes e seus costumes, e adquiram conhecimentos sobre o valioso património natural, cultural e patrimonial da Serra d'Arga.
Esta caminhada associa-se à romaria que, nesse dia, as populações da Serra d'Arga realizam ao Santuário da Senhora do Minho.

17 de Setembro 
Percurso Pedestre "Pelo Caminho do Potão até ao Guindeiro" 
Local: Arga de Baixo e Arga de S. João
O percurso tem início às 9h e o ponto de encontro é nas instalações do Centro de Interpretação da Serra d'Arga (CISA). A duração prevista é de 3 horas, a extensão aproximada de 7,50 Km e o grau de dificuldade fácil.

11 de Dezembro 
Trilho da Pedra Alçada - Dia Internacional das Montanhas
Local: Arga de S. João.
O ponto de encontro é às 9h na Junta de Freguesia de Arga de S.João. O percurso tem uma extensão aproximada de 11,5Km, grau de dificuldade moderado e duração prevista de 5 a 6 horas.
Os participantes vão ter a oportunidade de percorrer caminhos antigos, serpenteando a encosta do Alto das Penas e do Alto da Coroa, até atingirem o ponto mais alto do concelho de Caminha - Pedra Alçada, a 742 m de altitude, de onde será possível apreciar uma magnífica paisagem sobre o litoral e sobre a foz dos rios Minho e Coura.
O percurso segue com a descida pelo vale do Ribeiro de São João e pela sua floresta ripícola, passando pelo Mosteiro de São João d'Arga. Até chegar ao ponto de partida, o passeio inclui passagem pela aldeia de Arga de S.João, com os seus típicos espigueiros e eiras.
E para assinalar o Dia Internacional das Montanhas e porque estamos no Ano Internacional das Florestas, o tema da Montanha e da Floresta vai ser lembrado através de uma demonstração uma plantação de sobreiro (Quercus suber), espécie que apesar das agressões, tem sobrevivido e expandido na serra.


Contactos:
Câmara Municipal de Caminha
Divisão de Abastecimento Público, Ambiente e Serviços Urbanos (DAPASU)
Tlfs 258 721 708 e 258 710 300
dapasu@cm-caminha.pt

Centro de Interpretação da Serra d'Arga - CISA
cisa@cm-caminha.pt

http://www.cm-caminha.pt


Inscrições gratuitas e obrigatórias



Calendário de Caminhadas 2009 / 2010

Sem comentários: