terça-feira, dezembro 29, 2009

Artigos de um perito brasileiro sobre territórios naturais e rurais de Portugal: a ler.


Pedro da Cunha e Menezes
, carioca nascido e criado, mas filho de pais portugueses. Desde Julho de 2007 vive em Lisboa sendo o chefe dos Sectores Cultural e de Cooperação Educacional da Embaixada do Brasil em Portugal. Ambientalista, montanhista, jornalista, diplomata, autor de livros, etc, já visitou mais de uma centena de países no mundo e possui diversos livros publicados, nomeadamente sobre trilhas (percursos pedestres). É um grande especialista em temáticas de Áreas Protegidas e afins.


Pedro Menezes colabora desde 2004 com o jornal electrónico Ambiental "O Eco" onde publica mensalmente um artigo associado na maioria das vezes a viagens que fez recentemente ou sobre áreas do Brasil (em especial do seu estado: Rio de Janeiro), numa vertente sobretudo ambiental, ecológica e de preservação de áreas naturais e afins.
http://www.oeco.com.br/todos-os-colunistas/46-pedro-da-cunha-e-menezes


Desses artigos alguns versam sobre áreas de Portugal e aconselho a sua leitura:

Já agora, aqui ao lado:


No seu blogue "Palmilhando" (tb alojado no "O Eco") podem ler mais sobre algumas das suas impressões de Portugal, e não só:
.




Biografia abreviada de Pedro da Cunha e Menezes:
Filho de pais portugueses, nasceu no Rio de Janeiro em 12/12/1964. É jornalista, diplomata, autor de livros, ambientalista, montanhista, etc.
Formado em jornalismo, foi em 1996 coordenador internacional da candidatura do Rio às Olimpíadas de 2004. Trabalha na área de meio ambiente desde 1997 e é Membro da Comissão Mundial de Parques da União Mundial para a Conservação da Natureza/UICN Brasil desde 2000. É especialista em Unidades de Conservação urbanas. Foi Assessor de Relações Internacionais da Secretaria de Meio Ambiente do Rio de Janeiro, em 1998, e, nos dois anos seguintes, Director Executivo da Gestão Compartilhada Prefeitura do Rio/ IBAMA para o Parque Nacional da Tijuca (que engloba o monte do Corcovado). À frente do Parque, comandou a habilitação e sinalização de 61 quilómetros de trilhas, o que reduziu a zero o índice de pessoas perdidas na Floresta da Tijuca, índice que antes era quase de uma centena por ano.
De 2001 a 2005, foi Cônsul-Adjunto do Brasil em Sydney, Austrália, onde chefiou o Sector de Promoção Comercial e Turística. De Abril de 2005 a Junho de 2007 viveu em Nairóbi, Quênia, como representante permanente adjunto do Brasil junto ao Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e ao NU-HABITAT. É desde Julho de 2007 o chefe dos Sectores Cultural e de Cooperação Educacional da Embaixada do Brasil em Portugal . Já visitou mais de uma centena de países no mundo e publicou diversos livros:
  • Parque Nacional da Tijuca: 140 anos de reconstrução de uma floresta (ed. Ouro Sobre Azul)
  • Floresta da Tijuca – A Selva na Metrópole (editora Relume Dumará)
  • Trilhas do Rio (ed. Salamandra)
  • Novas Trilhas do Rio, Transcarioca (ed. Sextante Artes)
  • Transcarioca: Todos os Passos de um Sonho (ed. Sextante Artes)
  • Montanhas do Rio (ed. Sextante Artes )
  • O Rio de Janeiro na Rota dos Mares do Sul (ed. Andrea Jakobsson)
  • Oswald Brierly: Diários de Viagens ao Rio de Janeiro 1842 - 1867 (ed. Andrea Jakobsson)
  • Fluminense Football Club – 100 Anos de Glória (ed. Andrea Jakobsson)
  • ...

Colaborou em publicações como Rio de Assis – Imagens Machadianas do Rio de Janeiro (ed. Casa da Palavra) , Da Janela Vê-se o Redentor (ed. Casa da Palavra) e The Urban Imperative: Urban Outreach Strategies for Protected Areas Agencies” (UICN/ California Insititute of Public Affairs)."

Sem comentários: