quarta-feira, dezembro 09, 2009

Marcha silenciosa de protesto no dia 12 de Dezembro de manhã, em Braga, contra a Portaria 1245/2009, de 13 de Outubro, elaborada pelo MAOTDR

Vai decorrer uma marcha silenciosa de protesto no próximo dia 12 de Dezembro, em Braga, contra a Portaria 1245/2009, de 13 de Outubro de 2009, elaborada pelo Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional, que define as taxas a serem cobradas pelo Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade (ICNB) para a realização de actividades desportivas/recreativas (nas quais se incluem o pedestrianismo, o montanhismo e escalada) nas áreas protegidas por este (ICNB) tuteladas, indiscriminadamente quer para associações, clubes e grupos ; quer para empresas.
Esta marcha é realizada tendo em conta, mormente, a afectação por esta Portaria das actividades no Parque Nacional da Peneda-Gerês

A concentração será feita junto do Arco da Porta Nova pelas 9h30. A marcha deverá ter início pelas 10h00 e irá percorrer a Rua D. Diogo de Sousa, a Rua do Souto, Largo Barão de S. Martinho e irá terminar na Avenida Central. Prevê-se estar terminada cerca das 12h00.
Como forma de expressão do desagrado os participantes na marcha deverão, se possível, trajar roupas de montanha pretas ou então colocar uma fita preta no seu bastão.


p.s.: considero que a contestação a esta Portaria deve ser feita em primeiro lugar em nome da natureza e não em nome de várias associações, clubes (e até federações), websites, blogues, etc que parecem disputar acirradamente a primazia dos protestos contra a Portaria supracitada. A natureza (ainda) não tem rostos nem nomes. E parece-me que tb não gosta muito de marketing e propaganda ;)
(aqui isento [entre alguns outros, poucos infelizmente], o blogue Carris que se me afigura que tem assumido atitude apropriada)

1 comentário:

Jorge Agostinho disse...

Concordo que a disputa pela primazia dos protestos é uma atitude algo "bacoca".
Entendo também que a suspensão da portaria por 90 dias, não seja para reavaliar seja o que fôr, mas sim para deixar arrefecer os ânimos, pois a imposição das taxas ( ainda que possam eventualmente baixar ), será um verdadeiro maná para o ICNB, do qual não irão prescindir.