sexta-feira, dezembro 11, 2009

Dia Internacional da Montanha 2009 sob o tema "Disaster Risk Management in Mountains” - "A Gestão de Riscos de Desastres nas Montanhas".


Este ano o tema do Dia Internacional da Montanha é o "Disaster Risk Management in Mountains” - "A Gestão de Riscos de Desastres nas Montanhas". Visa aumentar a consciência sobre o elevado número de desastres naturais em zonas de montanha, e a elevada vulnerabilidade das comunidades de montanha.

As montanhas são lugares em risco. Muitas comunidades de montanha vivem sob a ameaça de terramotos, erupções vulcânicas, avalanches, deslizamentos de terra e inundações. Muitos são os factores que levam as pessoas a viver nestas situações vulneráveis: os laços de parentesco e da comunidade, uma noção culturalmente diferente do risco e por último, mas não menos, a pobreza.

«O crescimento populacional e as práticas insustentáveis de gestão de recursos naturais têm colocado uma arriscada pressão sobre os ecossistemas de montanha e colocado as comunidades de montanha acrescidamente vulneráveis aos desastres", refere Thomas Hofer, Director de Florestas da FAO. "A mudança climática está causando o recuo das glaciares e lagos perigosos formando-se a seus pés. Os bancos destes lagos são fracos e quando eles rompem resultam em fortes inundação. Para reduzir os riscos de desastres nas zonas de montanha, é urgente aumentar a consciencialização e desenvolver estratégias integradas e políticas de gestão de risco de desastres a nível nacional».

O Dia Internacional da Montanha 2009 tem como objectivo chamar a atenção para agricultura sustentável, as pastagens e as práticas florestais como elementos-chave da redução de risco. O slogan deste ano é “Reducing Risk Saves Lives” - "A redução de riscos salva vidas".

De 7 a 18 de Dezembro de 2009 decorrerá em Copenhaga a "Conference of the Parties of the United Nations Framework Convention on Climate Change". O Dia Internacional da Montanha ocorre no no meio desta importante conferência, e o tema da gestão de risco de desastres nas montanhas foi escolhido para destacar a necessidade urgente de adoptar estratégias de adaptação às alterações climáticas que reduzem riscos de desastres nas montanhas.



O Dia Internacional da Montanha é uma oportunidade para criar consciência sobre a importância das montanhas à vida, para destacar as oportunidades e os constrangimentos na desenvolvimento de montanha e de construir parcerias que trarão mudanças positivas para o montanhas e planaltos do mundo.

Foi a Assembleia Geral da ONU que primeiramente designou 11 de Dezembro, a partir de 2003, como "Dia Internacional de Mountain" - Dia Internacional da Montanha'. A FAO é o principal organismo de coordenação mandatada para conduzir a observância do Dia Internacional da Montanha. O dia é observado cada ano com um tema diferente relevante para o desenvolvimento sustentável das montanhas.

Clicar acima aceder a folheto explicativo (0,5 Mb - Pdf)



Neste dia, 11 de Dezembro, a UIAA (International Mountaineering and Climbing Federation) apresentou oficialmente a Declaração de Ética na Montanha.

Esta Declaração já tinha sido aceite por unanimidade na Assembleia Geral da UIAA, no Porto, Portugal, em Outubro de 2009. Este documento final levou vários anos a concretizar, e baseou-se em Declarações anteriores apresentada em vários momentos como o "Mountain Code", o "Summit Charter" e "Tirol Declaration", bem como no trabalho de numerosas alpinista, em especial do alpinista britânico, Doug Scott.

Esta Declaração lida com as questões como o comportamento ético dos alpinistas nas montanhas na prática deportiva e lúdica, as nossas responsabilidades para com nós mesmos e os outros. As considerações que são necessárias quando são escaladas áreas estrangeiras, especialmente com respeito pela cultura e tradições da escalada do país de acolhimento. A declaração afirma ainda que o acesso às montanhas e deserto é um direito humano fundamental, contanto que seja feito de forma responsável. Finalmente, é um documento sobre o bom estilo e as melhores práticas, sobre como cuidar de outros montanhistas. Acima de tudo é o espírito humano.

A intenção da UIAA é de rever a Declaração sobre uma base periódica, como tal, ela será um documento vivo. A Declaração foi endossado por mais de quarenta federações de montanhismo
de todo o globo.

A Declaração inclui 12 máximas, abordando questões como a responsabilidade de ajudar os outros em necessidade, o relato factual de subidas e uso de oxigênio suplementar. A declaração inclui também uma máxima sobre o acesso e conservação, aprovado pelo acesso à UIAA da Comissão.


Clicar acima aceder à Declaração





Os temas antecedentes do Dia Internacional da Montanha foram:
  • 2003 - Mountains, Source of Freshwater
  • 2004 - Peace: Key to Sustainable Mountain Development
  • 2005 - Sustainable Tourism for Poverty Alleviation in Mountain Areas



Sem comentários: