domingo, dezembro 20, 2009

Ecopista do Rio Minho (Valença - Monção) granjeia prémio nos "European Greenways Award" 2009


O prémio "European Greenways Award" 2009 promovido pela European Greenway Association (E.G.W.A.) e pela região da Valónia na Bélgica, com o apoio da Fundación Biodiversidad e da Direcção-Geral das Empresas e Turismo - União Europeia, foi anunciado, em 9 de Outubro, no Centre Culturel "TRIANGEL" em St Vith, na Bélgica.

À edição de 2009 concorreram 21 vias verdes de 10 países. Na categoria "Sustainable Development and Tourism" a Ecopista do Rio Minho (Valença -Monção) recebeu o 4º prémio (sendo a única de Portugal a obter um prémio neste concurso, até ao momento). O 1º prémio nesta categoria foi atribuído à "Via Verde de la Sierra" da Deputação de Cádiz, na Andaluzia, Espanha. Na categoria "Mobilidade" o 1º prémio foi atribuído à "Comber Greenway", na Irlanda do Norte, Reino Unido.

Este prémio foi criado em 2003 e o concurso realiza-se a cada dois anos.


A Ecopista “Rio Minho”, de Valença a Monção, uma -via verde- “colada” ao rio, faz o aproveitamento da antiga linha do caminho-de-ferro, numa extensão de 9 Km no concelho de Valença. A Ecopista está destinada a passeios pedonais, de bicicleta, patins em linha, skate e tem reforçado a oferta turística da região com um novo produto de natureza que mostra alguns dos aspectos mais cativantes do Vale do Minho.

O percurso da ecopista proporciona passeios por vinhedos, campos de cultivo, contactos com o rio Minho, ribeiros e vistas sobre a Praça-Forte de Valença, a Catedral de Tui e a Torre de Lapela. Alguns miradouros proporcionam vistas privilegiadas para o rio Minho e as veigas. As pesqueiras, as praias fluviais e ínsuas, inseridas na Rede Natura 2000 e um vasto património edificado permitem pequenas escapadas complementares à ecopista. O Centro de Interpretação da Ecopista, na antiga Casa da Vigia, mostra a fauna, a flora e as memórias da antiga linha do caminho de ferro.


Consultar lista dos premiados no "European Greenways Award" 2009


Sem comentários: