terça-feira, dezembro 15, 2009

Grande Rota das Linhas de Torres será inaugurada em Novembro de 2010


A Grande Rota das Linhas de Torres será inaugurada em Novembro de 2010. A GR passará por seis concelhos: Arruda dos Vinhos, Loures, Mafra, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira; que constituem a Plataforma Intermunicipal das Linhas de Torres Vedras (PILT)

Serão efectuados trabalhos de limpeza, recuperação e escavações arqueológicas realizadas em alguns dos principais fortes que constituíram o sistema defensivo designado durante as invasões francesas por Linhas de Torres Vedras. O intuito do GR é o de melhor divulgar aos visitantes o património e a história associados às Linhas de Torres Vedras.

«O desafio que se impõe aos municípios é o da requalificação, dinamização e divulgação do grande património das Linhas de Torres Vedras que queremos transformar num produto turístico e cultural de qualidade e que deverá assumir-se como um factor de desenvolvimento regional» sublinhou António Bogalho, presidente da Câmara do Sobral de Monte Agraço, autarquia que está na presidência da PILT.

A inauguração da rota e a publicação do respectivo guia vão marcar o encerramento em Novembro de 2010 do programa oficial do bicentenário das Linhas de Torres, hoje revelado durante a sessão solene, na qual participaram o presidente da Assembleia da República, Jaime Gama, e o chefe de Estado-Maior do Exército, Pinto Ramalho.

Sobral de Monte Agraço teve uma grande importância no contexto das Linhas de Torres Vedras e das Guerras Peninsulares, uma vez que foi o local de penetração das tropas francesas no complexo sistema defensivo da cidade de Lisboa, conhecido por Linhas de Torres Vedras, e onde se começou a dar o recuo do invasor, vindo a pôr fim à hegemonia napoleónica em toda a Europa. As vitórias no Sobral de Monte Agraço propiciaram a retirada das tropas de outras zonas do país e depois de Espanha.

A exposição de artes plásticas “As Linhas de Torres na Guerra Peninsular” e uma outra itinerante entre os vários concelhos da PILT- “Olhar as Linhas de Torres”- constam também do programa, a par de seminários temáticos e mostras gastronómicas em vários concelhos, alguns dos quais vão ter pratos confeccionados a partir de ementas da época.
O programa prevê ainda o lançamento de publicações e a realização de um fórum intermunicipal para promover a rota junto do comércio, da restauração, da hotelaria e de empresas de animação turística.

Ver website da Rota Histórica da Linha de Torres


Fonte: jornal Hardmúsica

1 comentário:

trilhos ou sarilhos disse...

estamos curiosos por mais uma Grande Rota...bom trabalho