quarta-feira, outubro 31, 2007

Inauguração do Percurso Pedestre PR2-TVD “Rota do Atlântico”, em Torres Vedras, dia 1 de Novembro.

Caminhada de Inauguração do Percurso Pedestre PR2-TVD “Rota do Atlântico”

1 de Novembro de 2007

Torres Vedras

Organização e implementação do Percurso: Associação de Marchas e Passeios do Concelho de Torres Vedras.


Clicar para ampliar


Ponto de Encontro:
Parque de estacionamento, da Praia de Porto Novo - Maceira - Vimeiro
Partida: 9h00m


Descrição do Percurso:
Partindo do parque de estacionamento da Praia de Porto Novo (Painel 1), seguimos pela estrada de alcatrão (estrada nº 561-1) que nos leva até à Praia de Santa Rita uma das mais extensas da nossa costa.
Junto à Praia de Santa Rita Sul, encontra indicação ao lado esquerdo para visitar o que resta do antigo Convento de Penafirme, destruído pelo terramoto de 1755.
Após a visita ao Convento, retome de novo o percurso e ao chegar à estrada 561-1, siga pela ciclovia em direcção a Santa Cruz e vire para a arriba a cerca de 700 metros, pois a partir daí tem a oportunidade para avistar as mais belas praias do Oeste.
Siga junto à arriba até à Praia do Seixo, aí encontra um dos mais belos miradouros de uma das mais belas paisagens, pois em dias de boa visibilidade pode avistar Peniche e as magníficas ilhas das Berlengas. Os olhares mais atentos ainda conseguem ver o Cabo de Espichel.
Continue a desfrutar das vistas e siga até Santa Cruz, onde encontra a estrada asfaltada 247-2 que o levará até à vila.
Junto ao monumento ao poeta Kazuo Dan, por cima da praia de Santa Helena, também conhecida por praia de Santa Cruz, aproveite para descansar, pois a jornada até aqui foi de 6,0 km, encontra aqui um painel informativo que o orientará na escolha a prosseguir.
Pode optar por voltar para trás pelo mesmo caminho, ou continuar e prosseguir até à Praia Azul.
Se a sua opção é ir até à Praia Azul, terá que descer as escadas de acesso à Praia de Santa Helena à direita e junto à praia seguir à esquerda em direcção à Praia Formosa, irá passar pelos bares da praia onde poderá retemperar as forças.
Ao lado dos bares da praia encontra a Azenha de Santa Cruz, deverá seguir o passadiço junto à arriba e continuar até à estrada asfaltada.
Junto ao parque de estacionamento na Praia Formosa não se esqueça de subir ao miradouro do Guincho e daí tirar as mais belas fotos ao Penedo.
Siga depois pela estrada asfaltada que o conduzirá até ao Alto da Vela, onde se encontra o marco geodésico, que assinala o ponto mais alto da zona (76m).
Antes pode apreciar uma das mais belas artes do homem, a Ermida de Santa Helena, aqui é paragem obrigatória para admirar do miradouro a paisagem que se estende para Norte e visitar a capelinha e o cruzeiro.
Siga depois pela estrada de terra batida que o levará até à Praia Azul, passará ainda pelas novas urbanizações que se erguem junto à colónia de férias, deve seguir a estrada asfaltada até à rotunda, junto ao Hotel da Praia Azul, siga mais uns metros até avistar a foz do Rio Sizandro, e em épocas mais frescas encontra um ou outro rebanho a pastar nas suas margens. O painel informativo que irá encontrar assinala o término do percurso.



Inscrições e informações:
Associação de Marchas e Passeios do Concelho de Torres Vedras
ampctv@gmail.com
Tel.: 969 841 310

Inscrições Gratuitas (Sócios e Não Sócios)
A taxa de Inscrição inclui: Seguro da actividade, visita guiada durante o percurso, a vários pontos de interesse inseridos na caminhada.
A taxa de Inscrição não inclui: Alojamento, transporte e alimentação

Folheto do Percurso
(Clicar para ampliar)



Ficha Técnica do Percurso:
Nome: PR2-TVD Rota do Atlântico
Tipo: Percurso Pedestre Linear
Inicio: Praia de Porto Novo - Vimeiro
Término: Praia Azul - Sta. Cruz
Extensão: 10 km
Duração: 3 a 4 horas
Dificuldade: Fácil
Âmbito: Cultural e Ambiental
Altitude Mínima: 02 mts
Altitude Máxima: 76 mts
Mapas: Cartas Militares - Carta Nº 361 e 374
Concelho: Torres Vedras
Freguesias: Maceira, A-Dos-Cunhadas e Silveira
Época Aconselhada: Todo o Ano

Tipo de Paisagem:
Orla costeira apresenta ao longo da costa extensos areais, bastante atractivos e frequentados, intercalados por falésias vivas de imponente beleza.

Pontos de Interesse:
Tem cerca de dezoito praias entre a Praia Azul e a praia de Porto Novo. O Penedo do Guincho e o miradouro, Riba Amarela, As Varandinhas, A Capela de Santa Helena, A Igreja de Santa Cruz, Parque Municipal de Santa Cruz, Fonte dos Três Zés, Azenha de Santa Cruz, Capelinha de Santa Helena e Cruzeiro, Miradouro do Alto da Vela, Monumentos a Antero de Quental, João de Barros e Kazuo Dan. .....


Fonte do texto e imagem: Associação de Marchas e Passeios do Concelho de Torres Vedras

Sem comentários: