segunda-feira, outubro 29, 2007

Inauguração do PR3 Veredas do Pastor , em Vale de Cambra, dia 13 de Outubro. Percurso implementado pela Câmara Municipal de Vale de Cambra

"No fim passado dia 13 de Outubro, a Câmara Municipal de Vale de Cambra inaugurou mais um percurso pedestre nas encostas sul da Serra da Freita. O percurso denominado PR3 Veredas do Pastor é circular, com 9,2 km de extensão, e liga as aldeias de Côvo, Agualva e Lomba, todos aldeias na extremidade do concelho de Vale de Cambra. "


"Cerca de 60 pessoas responderam à chamada, o que revela o crescente interesse dos pedestrianistas pelos trilhos deste concelho. A concentração foi frente aos paços municipais de forma a utilizar os transportes fornecidos pela organização desde o centro da vila até às distantes aldeias.

O caminho iniciou-se na aldeia do Côvo e a parte inicial do percurso recuperou aquilo que era o antigo caminho trilhado pelas crianças da aldeia do Côvo para irem todos os dias à escola na Lomba. A ascensão oferece perspectivas fantásticas sobre a serra da Freita e as suas paisagens e, ao longe, é possível observar ainda o maciço da Serra da Estrela. Na aldeia, uma pequena surpresa esperava o grupo de caminhantes: broa de milho com mel e vinho da zona. "



"Daí iniciou-se a descida até Agualva e depois novamente até à Lomba, uma aldeia de particular beleza em especial pelos inúmeros socalcos nas encostas das serras que a rodeiam e que demonstram a força da vontade dos homens em trabalhar a terra. Assemelha-se que a aldeia e, especialmente a zona da capela da Sr.ª dos Milagres, se encontra na proa de um navio de pedra. Um promontório natural de grande beleza!

Este percurso é um postal muito bonito de Vale de Cambra, sem dúvida o melhor percurso até agora traçado em Vale de Cambra. As opiniões em relação à beleza das paisagens foram unânimes, por isso recomendo fortemente a sua realização e espero que Vale de Cambra continue a surpreender-nos.
Boas caminhadas."

"Assemelha-se que a aldeia da Lomba e, especialmente a zona da capela da Sr.ª dos Milagres, se encontra na proa de um navio de pedra. Um promontório natural de grande beleza!"


Autoria do texto e fotos: Dar à Sola (blogue http://darasola.blogs.sapo.pt)


Sem comentários: