sábado, outubro 20, 2007

A Euromontana - Associação Europeia de Áreas de Montanha - organizou Conferência Internacional dias 4 e 5 de Outubro.

A Euromontana (Associação Europeia de Áreas de Montanha) organizou nos passados dias 4 e 5 de Outubro uma Conferência Internacional sobre os pressupostos em que Politica Agrícola Comum fomenta o desenvolvimento sustentável e integrado das áreas de montanha.

Nesta conferência, realizada em Piatra Neamt, na Roménia, marcaram presença representantes dos 60 membros que fazem parte da Euromontana, entre Associações e Organizações de toda a Europa, incluindo agências ambientais e de desenvolvimento, autoridades regionais, associações agrícolas e institutos técnicos, entre outros. Diversos representantes de municípios e associações portugueses, sobretudo do norte do país, também marcaram presença.

Entre os temas discutidos durante esta Conferência esteve a produção de energia por biomassa nas zonas de montanha, a promoção dos recursos endógenos, o turismo rural, a cooperação directa entre as regiões de montanha para implementação das melhores práticas, etc.


Recorde-se que de 14 a 15 de Setembro de 2006 decorreu em Chaves a 5ª Convenção Europeia de Montanha.

A Euromontana é a associação Europeia multisectorial para a cooperação e desenvolvimento dos territórios de montanha. Engloba organizações de montanha nacionais e regionais de toda a Europa, incluindo entidades locais, agências de ambiente e desenvolvimento, organizações agrícolas e de silvicultura, institutos de investigação, etc.

O seu objectivo é promover o desenvolvimento integrado e sustentável e a qualidade de vida das áreas de montanha. Com esses propósitos facilita a troca de informação e experiências entre estas áreas através da organização de seminários e conferências; orienta e colabora em diversos estudos; fomenta, coordena e participa em progrmas Europeus e em parcerias de projectos com as instituições Europeus em assuntos relativos às montanhas.
De assinalar que as áreas montanha e afins cobrem cerca de 39% da Europa e englobam cerca de 21% da população.


Texto elaborado com base no wesbite da Euromontana

Sem comentários: