quarta-feira, outubro 24, 2007

"Rota da Desfolhada" em Várzea da Cova (Fafe), dia 14 de Outubro, organizada pelos Restauradores da Granja, contou com elevada participação

"A freguesia de Várzea Cova foi no passado domingo, dia 14 de Outubro de 2007, o palco da “Rota da Desfolhada”, onde se viveram momentos indescritíveis, movimentando mais de quatro centenas de pessoas.

O evento contou com duas partes distintas: da parte da manhã, o percurso pedestre PR5 FAF “Rota dos Espigueiros”, com a sua beleza natural, do Alto da Cruz do Pensal, o verde do Pisão, a ruralidade de Bastelo, o deslumbrante carvalhal, os campos de milho.

Da parte da tarde, estava reservada a desfolhada. Foram vividos momentos únicos na “Casa de Couvila”, uma autêntica casa museu, onde se viajou no tempo, observando as alfaias e utensílios utilizados no cultivo do milho. Daqui saiu o carro de bois em direcção ao campo de milho, onde foi colhido e carregado, desfilando depois pelas artérias de Várzea Cova em direcção à “Casa das Aveledas”. No seu interior foram explicados todos os passos que constituem a desfolhada, com toda a gente a interagir nas brincadeiras, na desfolhada propriamente dita, nas danças, na malhada, com o acompanhamento do néctar da região, da broa de milho local e das sardinhas.

Os excelentes momentos vividos só foram possíveis face à união de esforços da Secção de Pedestrianismo dos Restauradores da Granja, da Associação Cultural e Desportiva de Várzea, e do Rancho Folclórico de Fafe e , que organizaram o evento, o qual contou com o apoio da Junta de Freguesia de Várzea Cova, do Grupo Coral local e dos Vinhos Norte."

Fonte: Restauradores da Granja

Sem comentários: