Numa iniciativa da Câmara Municipal de Odemira, foram inaugurados três novos percursos pedestres, de 21 a 23 de Março, no concelho de Odemira. Os percursos estão marcados no terreno, de acordo com as normas definidas pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, e com sinalética própria e foram elaborados folhetos promocionais e painéis com a descrição dos percursos.
A sua inauguração decorreu no âmbito da Feira de Turismo, que decorrer em Vila Nova de Milfontes, de 21 a 23 de Março.
PR 1 "Lapa de Pombas”
Local: na zona costeira da freguesia de Longueira/Almograve
Distância: 8,9 km
Grau de dificuldade: baixo
Duração aproximada: 3h30
Tipos de piso: terra batida, asfalto e trilho nas dunas.
Roteiro: entre a localidade de Almograve, a praia e o Porto de Pesca de Lapa de Pombas, em pleno Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.
Temática: as formações dunares e rochosas (nota para as deformações a que foram sujeitas as rochas do Paleozóico, com mais de 300 milhões de anos).
PR 2 "S. Domingos”
Local: na freguesia de S. Luís
Distância: 8,1 km
Grau de dificuldade: médio
Duração aproximada: 2h00
Tipos de piso: asfalto e terra batida
Roteiro: a primeira parte é urbana em S. Luís e depois percorre-se a serra de S. Domingos que proporciona uma vista magnífica sobre toda a área circundante (sendo possível avistar Vila Nova de Milfontes, Sines, Odemira e outras povoações em redor),
Temática: serra (serra de S. Domingos com flora típica da região: medronheiro, esteva, rosmaninho, carqueja, urze e tojo; e local de eleição de observação da avifauna: andorinha-das-rochas, melro-azul e águia-de-asa-redonda), e arquitectura tradicional (S. Luís).
PR 3 "Troviscais”
Local: na freguesia de S. LuísDistância: 13,5 km
Grau de dificuldade: médio
Duração aproximada: 4h00
Tipos de piso: terra batida
Roteiro: o percurso tem início na localidade de Troviscais (freguesia de S. Luís) e percorre o vale do Rio Mira
Temática: o Rio Mira (com toda a diversidade de fauna e flora que encerra), o montado, a arquitectura tradicional e o património industrial rural (relacionado com a pesca artesanal no rio e os moinhos de maré)
Fonte (adaptado): Câmara Municipal de Odemira
Sem comentários:
Enviar um comentário