sábado, março 22, 2008

Percurso pedestre em Mindelo - Vila do Conde, dia 6 de Abril, no âmbito das "Caminhadas no Litoral Minhoto

Percurso pedestre em Mindelo - Vila do Conde, dia 6 de Abril.


Localização: freguesias de Mindelo, Árvore e Vila do Conde - Concelho de Vila do Conde
Tipo de Percurso: Trilho circular
Início e fim: Mindelo (Largo D. Pedro IV - junto à praia de Mindelo)
Local de concentração: Largo D. Pedro IV - junto à praia de Mindelo - Mindelo (9h00-9h15)
Hora de Partida: 9h15
Distância percorrida: cerca de 12 km
Duração aproximada: 4h30 (incluindo almoço e duas visitas guiadas)
Grau de dificuldade: Fácil



Inscrições gratuitas (não incluem seguro, transporte e almoço, devendo os participantes levar almoço volante):
pedestrianismo@gmail.com
verdeminho@gmail.com



Roteiro da caminhada:
A caminhada inicia-se em Mindelo (freguesia de Vila do Conde), no Largo D. Pedro IV (junto da Praia de Mindelo), às 9h15, Segue-se na direcção norte atravessando a Reserva Ornitológica de Mindelo (ROM). Prossegue-se depois por caminhos junto da extensa Praia de Árvore, na freguesia de Árvore.

Reserva Ornitológica de Mindelo - área dunar junto ao mar
(clicar nesta e nas imagens seguintes para ampliar)


Chegámos então ao local de confluência das águas do Rio Ave, com o Oceano Atlântico. Seguimos então ao longo da margem esquerda (sul) do Rio Ave da sua foz para montante. Passámos os Estaleiros Navais de Vila do Conde e deparámo-nos com belas panorâmicas sobre a zona ribeirinha vilacondense, até chegarmos à ponte rodoviária de Vila do Conde. Atravessámos esta ponte e subimos então ao Mosteiro de Santa Clara de Vila de Conde e contíguos a Igreja de Santa Clara e o extenso aqueduto de Vila do Conde. Do Mosteiro tem-se porventura o mais interessante miradouro sobre Vila do Conde, sobretudo a bela zona ribeirinha do Rio Ave.

Vista, ao fundo do Mosteiro de Santa Clara,
e mais à esquerda da Nau Quinhentista e zona ribeirinha vilacondense


Entretanto descemos para a zona ribeirinha (cuja área foi alvo, recentemente, de profunda renovação - Programa de Recuperação da Zona Ribeirinha - no âmbito da Programa Pólis) e prosseguimos até ao Museu da Alfandega Régio e a Nau Quinhentista ancorada no Rio Ave. Efectuaremos uma visita (guiada, no caso da Nau Quinhentista) a estes locais. Depois destas visitas subimos um escadório até à Capela do Socorro que se situa nas imediações. Dali tem-se outro belo miradouro sobre a zona ribeirinha vilacondense. Desce-se de seguida à recente praça Praça D. João II.

Vista da esq. para a dir.: Capela do Socorro, Museu da Alfândega (edif. amarelo)
e
Nau Quinhentista, na zona ribeirinha vilacondense


Desta praça voltamos à ponte rodoviária de Vila do Conde que atravessámos, e estamos de novo na margem esquerda do rio Ave. Em local apropriado desta zona almoçaremos. Seguimos depois por caminhos rurais até ao início da Reserva Ornitológica de Mindelo (ROM). Teremos então uma interessante visita guiada a esta Reserva por um guia (Paulo Barreto) da "Associação dos Amigos do Mindelo". Esta visita abrange, entre outros aspectos: dois postos de observação de aves (um deles na foz da ribeira de Silvares), o posto de vigilância da reserva, e um antigo moinho de água. Finda a visita à ROM seguimos então até ao local de início do percurso no Largo D. Pedro V (junto da Praia de Mindelo), situado nas proximidades.


Reserva Ornitológica de Mindelo - área mais interior,
caminho no pinheiral para um posto de observação de aves



Locais de Visita/Passagem:

Reserva Ornitológica de Mindelo (ROM)
A ROM foi a primeira área protegida criada em Portugal, decorria o ano de 1957 (cumpriu 50 anos de existência o ano passado). Com uma área de 600 ha, estendendo-se do Mindelo à foz do Rio Ave, no litoral/costa do concelho de Vila do Conde, durante décadas foi um espaço único que marcou o nascimento do estudo científico das aves e da conservação da Natureza em Portugal e no mundo. Apresenta-se como importante refúgio de mais de uma centena de espécies de pássaros, em particular para aves migratórias. Também é um espaço com forte presença de diversas espécies de anfibios, mamíferos e répteis.
Nas últimas duas décadas foram realizadas, pela Associação dos Amigos do Mindelo, múltiplas campanhas de sensibilização para a sua protecção e preservação junto das populações locais e de diversas entidades e foi criado por esta associação o Movimento PROMindelo – Pela Reserva Ornitológica de Mindelo que tem tido elevada participação dos cidadãos ao longo dos anos. Espera-se agora a nova classificação de área protegida: a passagem a Paisagem Protegida do Litoral de Vila do Conde permitindo que a ROM praticamente duplique de tamanho (passando a abranger a foz do Rio Ave até à freguesia de Labruje). A ROM será o núcleo central desta área protegida de acrescida dimensão.


Museu da Alfândega Régio e a (réplica da) Nau Quinhentista
O Museu, situado na antiga Alfândega Régia, retrata a história da Alfândega criada no reinado de D. João II, e a história da Construção Naval em madeira de Vila do Conde, bem como a dos homens (calafates, carpiteiro, etc.) que aí desenvolveram os seus mesteres. Vila do Conde é umas localidades mais emblemáticas da Construção Naval no nosso país, em especial no tempo dos Descobrimentos. Dos múltiplos artefactos deste museu destaque para as diversas miniaturas de embarcações. O museu também integra o Centro de Documentação dos Portos Marítimos Quinhentistas, único no país.
A réplica da Nau Quinhentista (séc. XVI), ancorada no rio Ave, junto do Museu da Alfândega, foi construída nos estaleiros navais de Vila do Conde tal como foram muitas no tempo dos Descobrimentos. Esta réplica foi inaugurada em 15 de Dezembro de 2007, e incorpora ao pormenor os múltiplos elementos presentes nas naus dos Descobrimentos. As Naus efectuavam as longas viagens de Portugal (e Europa) para as 'Índias' e o inverso, entre o final do séc. XV e o séc. XVII.


Mosteiro/Convento de Santa Clara, de Vila de Conde
Trata-se do mais conhecido monumento de Vila do Conde. Fundado em 1318, cedo se afirmou como um dos mosteiros mais importantes da região. Exerceu ao longo dos séculos uma incomensurável influência sobre Vila do Conde e a sua evolução/desenvolvimento, em especial à época dos Descobrimentos. No séc. 18 o seu edifício foi parcialmente reconstruído e ampliado, tendo as obras então projectadas apenas sido efectivamente concluídas entre 1929/1932. Este antigo mosteiro será num futuro próximo reconvertido a Pousada de Portugal, passando a ser a de maior dimensão da rede, e uma das maiores da Europa.


Igreja de Santa Clara
Classificada como monumento nacional, foi construída no séc. 16, em estilo gótico (com alguns acréscimos de raiz renascentista). O seu interior possui uma notável construção/decoração gótica e manuelina. Na Capela dos Fundadores encontram-se os túmulos do infante D. Afonso Sanches e sua mulher D. Teresa Martins, considerados das mais belas obras de escultura tumular em estilo manuelino. Integra o Mosteiro de Santa Clara.


Aqueduto de Vila do Conde
Classificado como monumento nacional, é o segundo aqueduto mais extenso de Portugal, com cerca de 7 km. Contava inicialmente com 999 arcos (na actualidade alguns estão destruídos). Construído entre 1705-1714 para abastecer com água potável, captada na localidade de Terroso, o Mosteiro/Convento de Santa Clara.


Capela do Socorro
Construída em 1603 por Gaspar Manuel, piloto-mor da carreira das Índias, apresenta uma exótica cúpula branca de influência oriental.




Visualizar fotografias, de algumas partes do percurso, captadas durante o percurso de reconhecimento.




Recomendável levar sapatilhas resistentes, corta-vento e água.
Levar almoço-volante.



Como chegar ao Largo D. Pedro IV, em Mindelo :
  • Vindo pela A28, no sentido Porto-Vila do Conde
    • (explicação em breve)
  • Vindo pela A28, no sentido Vila do Conde-Porto
    • (explicação em breve)
  • Vindo pela E.N. 13 no sentido Vila do Conde-Porto
    • (explicação em breve)

  • Vindo pela E.N. 13 no sentido Porto -Vila do Conde
    • (explicação em breve)

  • Vindo pelo Metro do Porto
    • (explicação em breve)

Mapa de acessos na zona.
Clicar para ampliar




As "Caminhadas no Litoral Minhoto" que se realizam no 1º Domingo de cada mês pretendem percorrer algumas das áreas mais naturais dos concelhos de Caminha, Esposende, Viana do Castelo e Vila do Conde, passando por espaços como a Arriba Fóssil de Esposende, a serra de Santa Luzia, a Reserva Ornitológica de Mindelo, a costa do concelho de Esposende e de Viana do Castelo, ou a foz do Rio Minho, evidenciando que no litoral ainda existem espaços naturais que merecem uma constante visita e usufruto. Estas caminhadas são organizadas pelo blogue "Pedestrianismo e Percursos Pedestres" (http://pedestrianismo.blogspot.com) e pelo Grupo de Caminhadas VerdeMinho (http://verdeminho.blogspot.com).

Clicar para ampliar



Saber mais sobre as "Caminhadas no Litoral Minhoto"



Sem comentários: