5 de Abril
Terras de Bouro - Serra Amarela
Organização: Câmara Municipal de Terras de Bouro
Local de concentração/partida: Igreja de Brufe (09h30)
Local: Freguesias de Brufe e Cibões
Distância: 7 km
Tipo de percurso: linear
Tempo estimado de duração: 3 horas
Grau de dificuldade: Baixa
Âmbito: Património/Cultural e Ecológico/Paisagístico
Este percurso, a realizar no âmbito do “Dia Nacional dos Moinhos” (7 de Abril). transita por caminhos rurais e trilhos serranos, ao longo da Serra Amarela. Parte-se da igreja de Brufe, e segue-se em direcção à aldeia de Cortinhas e de seguida até à de Cutelo. Esta última foi recentemente classificada de "Aldeia de Portugal", pela Associação de Turismo de Aldeia (ATA). Atravessa-se mais adiante o povoado de Figueiredo, até se atingir a aldeia de Gilbarbedo (na freguesia de Cibões).
Segue-se então em direcção ao seu moinho de vento, onde se regista o término do percurso. Este moinho, do fim do século XIX, que se encontrava em ruínas, foi recentemente reconstruído e requalificado pelo município de Terras de Bouro. Dado o interesse patrimonial, quer pela novidade nas terras do interior minhoto, quer pela qualidade da construção de origem, e, ainda, pelo significado e importância de que se revestia para as gentes de Gilbarbedo, a reconstrução permitiu reutilizar esta construção molinológica como Museu-Vivo, onde o destinatário observará, in loco, todo o funcionamento do moinho de vento e todo o mecanismo de moagem, aproveitando um recurso natural, pouco comum na região. Com estas iniciativas se promove a conservação e valorização do património físico, etnográfico e cultural em estreita ligação com a natureza.
A localização privilegiada do moinho em termos paisagísticos, permite avistar grande parte do concelho, bem como da Serra Amarela e também do Gerês.
Inscrições e Informações:
Câmara Municipal de Terras de Bouro
Largo do Município
4840-100 Terras de Bouro
Tel.253 350 010
Fax. 253 351 894
geral@cm-terrasdebouro.pt
Inscrições preferencialmente até 3 de Abril, indicando o nome, idade, morada, email, tlm
Fonte do texto (adaptado) e imagens: Câmara Municipal de Terras de Bouro
Sem comentários:
Enviar um comentário