quinta-feira, dezembro 25, 2008

No Trilho do Património Natural 2009 - associação Al-Baiäz


No Trilho do Património Natural 2009 - Al-Baiäz - Associação de Defesa do Património (Alvaiázere)


A importância das plantas - Autóctones e alóctones no nosso contexto ambiental

Pelo 8º ano consecutivo a Al-Baiäz - Associação de Defesa do Património vai realizar entre Março e Junho, um conjunto de passeios pedestres em locais de rara beleza paisagística e grande valor natural “No Trilho do Património Natural”.
Vamos realizar quatro passeios pedestres na área dos concelhos do Norte do distrito de Leiria, em particular nos concelhos de Alvaiázere, Ansião, Castanheira de Pêra, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande. O objectivo destes passeios, além de ver locais de rara beleza paisagística e natural, é contactar e identificar a flora da região, distinguindo as plantas características de cada local e as exóticas ou invasoras.
Nas nossas paisagens rurais há uma grande fitodiversidade: aqui incluem-se as espécies que aparecem naturalmente sem serem semeadas - Plantas indígenas ou autóctones ou espontâneas e as introduzidas, alóctones ou exóticas. Aquelas estão bem adaptadas às nossas condições ambientais (ecológicas) de verões quentes, secos e muito luminosos e Invernos relativamente suaves. Contribuem para que tenhamos uma flora muito rica e diversificada em que a maior parte da vegetação lenhosa tem folhas na época desfavorável o que enriquece as paisagens. As exóticas ou prosperam demasiado bem (invasoras) ou não. Nos nossos passeios iremos descobrir umas e outras e ver qual a sua importância.


Aspectos comuns aos passeios:
1º Local de encontro : Café do Mercado de Alvaiázere, 08h45m.
Grau de dificuldade: Baixo.
Distância: inferiores a 5 Km
Hora de início do passeio: 09h 45m
Duração do passeio: cerca de 2h 30m
Guia: Prof. Mário Lousã, botânico e docente no Instituto Superior de Agronomia




28 de Março
Passeio Pedestre no Casal Soeiro e do Ribeirinho
Local: freguesia de Chão de Couce – Ansião
Extensão: 4 km
Grau de Dificuldade: Médio/Baixo
Duração do passeio: 2h 30m
8h45m: 1º ponto de encontro: café do Mercado Municipal de Alvaiázere.
09h30m: 2º ponto de encontro: junto à capela da Ameixoeira, na estrada Chão de Couce - Ansião.
09h45m: Início do passeio pedestre junto à capela do Casal Soeiro.
12h15m: Fim do passeio pedestre.
Os participantes neste percurso vão poder contactar e identificar a flora característica do Sítio Sicó-Alvaiázere, espaço de importância comunitária, classificado pelo seu valor científico e paisagístico. Iremos falar sobre as plantas autóctones (características do local) e as alóctones (exóticas ou invasoras) e as suas consequências ambientais.
No início percorre-se um pequeno troço entre muros de pedra, e de seguida começa-se a subir por um antigo trilho até um caminho a meia encosta. Entretanto já se viram algumas construções tradicionais, eiras redondas em pedra, um lagar de azeite, covas de bagaço e muita da vegetação típica dos calcários: várias espécies de orquídeas (salepeira-grande, flor-dos-rapazinhos, erva-abelha, satirião-macho …), alecrim, erva-de-santa-maria …).
Após percorrer uns 50 metros de grau de dificuldade médio, chegamos ao referido caminho. Agora estamos num local privilegiado sobre o modelado cársico regional, com vista panorâmica sobre o sector Oeste do Maciço de Sicó. A seguir observaremos várias tipologias de lapiás (formas cársicas menores) e algumas bases de antigos moinhos de vento, bem conservados.
Na parte final do percurso ainda se pode ver a fórnia da Cruz (forma em anfiteatro) e variadíssimos poços em calcário, fontes, lavadouros, um antigo moinho de água, alminhas e, ainda, veremos uns bons exemplares zambujas (centenárias), oliveiras enxertadas em zambujeiro.
Apoio ao passeio: Dr. João Forte


18 de Abril
Passeio pedestre na Mata - Alvaiázere
Extensão: 3,5 km
Grau de Dificuldade: Baixo
Duração do passeio: 2h 30m
09h15m: 1º ponto de encontro: café do Mercado Municipal de Alvaiázere.
09h30m: 2º ponto de encontro: junto ao clube de Caçadores na estrada Alvaiázere - Bofinho
09h45m: Início do passeio pedestre junto ao acesso ao clube de Caçadores de Alvaiázere. 12h15m: Fim do passeio pedestre.
Os participantes neste percurso vão poder contactar e identificar a flora característica do Sítio Sicó-Alvaiázere, espaço de importância comunitária, classificado pelo seu valor natural, científico e paisagístico. Iremos falar sobre as plantas autóctones (características do local) e as alóctones (exóticas ou invasoras) e as suas consequências ambientais. Este percurso decorre na área da povoação da Mata, freguesia de Alvaiázere, no sopé da Serra do lado Sul. O passeio tem início junto ao cruzamento de acesso à Serra - Bofinho – clube de Caçadores. Depois de percorrer um pequeno troço em alcatrão no início do lugar da Mata, entra-se em zona de antigos olivais e carrascais, onde se pode observar muita da vegetação típica dos calcários: várias espécies de orquídeas (salepeira-grande, flor-dos-rapazinhos, erva-abelha, satirião-macho …), o alecrim, as cucas, a aroeira, o rosmaninho, a erva-de-santa-maria …). Ao aproximarmo-nos do núcleo central do lugar encontraremos alguns poços cársicos e o marco da Ordem de Cristo. A seguir entramos no campo de megalapiás da Mata, estruturas com milhares de anos. Dentro do lugar veremos algumas construções tradicionais, as eiras redondas em pedra, um lagar de azeite comunitário, antigas carroças de junta de bois e muares. De regresso percorreremos um antigo trilho entre muros que atravessa um excelente carvalhal-cerquinho até à estrada de alcatrão que nos levará ao ponto de partida. No final visitaremos a Casa das Presas, na Boca da Mata, Alvaiázere, um bom exemplo da preservação da arquitectura tradicional, distinguida pela Al-Baiäz em 2000, onde será servido um “Porto de Honra” na comemoração dos 12 anos da Associação e Dia Internacional do Monumentos e Sítios.
Guia: Prof. Mário Lousã


9 de Maio
Passeio pedestre em Azeitão - Figueiró dos Vinhos
Extensão: 3,5 km
Grau de Dificuldade: Baixo
Duração do passeio: 2h 30m
08h45m: 1º ponto de encontro: café do Mercado Municipal de Alvaiázere.
09h15m: 2º ponto de encontro: Saída do IC8 Aguda/Fragas de São Simão.
09h45m: Início do passeio pedestre lugar do Azeitão, Figueiró dos Vinhos.
12h15m: Fim do passeio pedestre.
Os participantes neste passeio pedestre vão poder contactar e identificar a vegetação característica dos granitos e das margens da ribeira de Alge. Iremos falar sobre as plantas autóctones (características do local) e as alóctones (exóticas ou invasoras) e as suas consequências ambientais. Este percurso decorre na área da povoação do Azeitão e da Ponte de São Simão, concelho de Figueiró dos Vinhos. O passeio tem início junto ao lugar do Azeitão. Na área do referido lugar, observaremos alguma vegetação autóctone (a queiró, a urze das vassouras ou maias, o rosmaninho, a carqueja, as cravinas, etc. ) e algumas invasoras (a acácia mimosa e háquea sericea). Ao cimo de uma pequena elevação e virados para Norte podemos ver o grande vale deste curso de água e ao longe os lugares de Casal Velho e Chimpeles e também a ponte do IC8 sobre a ribeira. Depois da visita à volta do lugar caminharemos no sentido do lugar da Ponte de São Simão. Antes de entrar na estrada de alcatrão passaremos num antigo trilho de acesso à antiga fonte para nos refrescar. De seguida caminharemos pela estrada que nos há-de levar ao lugar da Ponte de São Simão. Ao nosso lado direito observaremos a vegetação das margens da ribeira de Alge. No final, quem quiser poderá visitar nas proximidades o miradouro das Fragas de São Simão e o lugar do Casal de São Simão, distinguido pela Al-Baiäz, em 2000, pela exemplar preservação da arquitectura tradicional. Actualmente este lugar está integrado na rota das Aldeias do Xisto
Guia: Prof. Mário Lousã


20 de Junho
Passeio pedestre Esconhais Castanheira de Pêra
Distância: 2/3 km
Grau de dificuldade: baixo
Duração: 2h30
08h45m - 1º ponto de encontro: café do Mercado Municipal de Alvaiázere
09h15m - 2º ponto de encontro: IC8 sentido de Pontão/Pedrógão Grande, 2ª saída, Figueiró dos Vinhos/Castanheira de Pera
09h45m: Início do passeio pedestre em Castanheira de Pera.
12h15m: Fim do passeio pedestre.
Este percurso decorre na área dos Esconhais, concelho de Castanheira de Pera. Os participantes neste passeio pedestre vão poder contactar e identificar a vegetação característica das margens da Ribeira de Pera que é muito rica e diversificada. Iremos falar sobre as plantas autóctones (características do local) e as alóctones (exóticas ou invasoras) e as suas consequências ambientais O percurso será iniciado junto à comporta do lago da Praia das Rocas. Depois passaremos junto à Quinta dos Esconhais, construída por António Alves Bebiano, nos finais do séc. XIX e por nós visitada no âmbito do programa “Quintas com História”. A seguir observaremos a grande fábrica de lanifícios dos Esconhais fundada, em 1879, por António Alves Bebiano, símbolo da outrora Castanheira industrial. Este dinâmico industrial foi presidente da Câmara de Pedrógão Grande e em 27 de Janeiro de 1881, o Rei D. Luís concedeu-lhe o título de Visconde de Castanheira de Pera. De seguida, junto à fábrica, atravessaremos por uma ponte pedonal a Ribeira de Pera. Ao chegar à margem esquerda podemos saborear alguns morangos silvestres. Subiremos por um trilho que nos levará até à estrada da Gestosa e depois regressaremos até à ponte dos Esconhais.
Guia: Prof. Mário Lousã



Contactos:
Al-Baiäz - Associação de Defesa do Património
Rua da Seiceira, 47
3250 - 167 Alvaiázere

Tlf 236655364
Tlm. 939314417
albaiaz@sapo.pt
http://www.albaiaz.com/


As inscrições podem ser feitas até à Sexta-feira anterior a cada passeio.




Caminhadas no Trilho do Património Natural 2008

Caminhadas no Trilho do Património Natural 2007

Sem comentários: