sexta-feira, setembro 11, 2009

Apresentação do "Programa Nacional de Marcha e Corrida" no dia 13 de Setembro em Bensafrim, Lagos.

O "Programa Nacional de Marcha e Corrida" vai ser apresentado no dia 13 de Setembro em Bensafrim, Lagos
Será no final da caminhada que abre o XXII ciclo de caminhadas "Marcha-Corrida do Algarve" (2009/2010). Após a conclusão daquela actividade, a Sede do Clube Estrela Desportivo de Bensafrim acolherá uma cerimónia, em que se espera estarem presentes cerca de um milhar de pessoas, onde se pretende dar a conhecer este projecto que resulta de uma parceria do Instituto do Desporto de Portugal, I.P., da Federação Portuguesa de Atletismo, da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto e dos respectivos Municípios aderentes.

Assumindo-se desde o início como um compromisso de natureza desportiva com uma forte vertente recreativa, o Programa Nacional de Marcha e Corrida converge verdadeiramente para uma acção concertada de união de esforços e de elevada responsabilidade social na prevenção do seden­tarismo e melhoria das condições de saúde dos portugueses. Pretende-se que este programa possa dar a uma maior adesão da população em geral à prática da actividade física regular através da criação, por todo o país, de Centros Municipais de Marcha e Corrida que disporá de enquadramento técnico qualificado, de percursos acolhedores, de animações regulares e de informação adequada, contribuindo para a melhoria da saúde e da qualidade de vida dos cidadãos.

Neste contexto, o dia 13 de Setembro fica igualmente marcado pelo lançamento do sitio web de apoio a este Programa pois tornava-se vital como complemento ao objectivo do Programa Nacional de Marcha e Corrida, assegurar um serviço de informação dirigido a todos os cidadãos que queiram respostas a questões relacionadas com a prática de exercício físico, designadamente no que concerne à marcha e corrida em particular.

Com esta plataforma online o Instituto do Desporto de Portugal, I.P., e os seus parceiros, procuram contribuir para um maior e melhor esclarecimento dos portugueses no tocante à importância da aquisição de hábitos de vida saudáveis.

Assim, no sítio web, qualquer cidadão poderá:

  • Beneficiar de informação detalhada sobre os benefícios da marcha e da corrida como aliados na obtenção de um estilo de vida saudável;
  • Saber os efeitos benéficos do desenvolvimento destas actividades relativamente a várias questões, destacando-se os efeitos na saúde;
  • Alcançar níveis mais elevados de performance, usufruindo para isso de apoio técnico especializado via e-mail;
  • Conhecer o que se vai passando no âmbito do PNMC em todo o território nacional – nomeadamente exemplos de boas práticas e as datas dos eventos neste âmbito.

Fonte do texto: Instituto de Desporto de Portugal

1 comentário:

Diólia disse...

Olá! Quero muito me juntar a vocês assiim que tiver a oportunidade de ir a Portugal.Vocês conhecem clubes ou associações para me indicar aqui no Brasil?
Atenciosamente,

Diolia Graziano
diolia2@gmail.com