sexta-feira, setembro 25, 2009

No dia 26 de Setembro será inaugurado o PR2 – Trilho das Levadas, em Valongo do Vouga, concelho de Águeda.

No próximo dia 26 de Setembro será inaugurado oficialmente o PR2 – Trilho das Levadas, em Valongo do Vouga, concelho de Águeda.

O PR2 – Trilho das Levadas desenvolve-se na freguesia de Valongo do Vouga ao longo de cerca de 7 km na região, percorrendo uma das mais bonitas áreas junto ao rio Marnel. É ao longo deste rio, afluente do Vouga, que o visitante é surpreendido por habitats que permitem a ocorrência de uma surpreendente variedade biológica (animal e vegetal) e que convida à descoberta durante o Outono, quando o rio ganha cores bucólicas e as cascatas uma nova força. O rico património molinológico é outro dos aspectos que enriquece este trilho.


A abertura ao público deste Percurso Pedestre terá o seguinte Programa:
09:00 - Recepção aos participantes perto da Junta de Freguesia de Valongo do Vouga (coordenadas GPS 40º 37’ 16.8’’N e 8º 26’ 5.6’’W)
09.30 - Saída
12:30 - Chegada prevista (almoço oferecido pela Autarquia junto ao rio Marnel – zona da Garganta).


A Câmara Municipal de Águeda convida assim todos os interessados a descobrir um espaço natural e paisagístico singular desvendando os açudes e levadas, que no passado conduziam a água até aos moinhos, mas também os campos agrícolas onde os cereais eram/são cultivados.



Este trilho integra a Rede Municipal de Trilhos de Águeda – a N’TRILHOS que perfaz, à data, sete percursos pedestres. No total são mais de 50 km de caminhos, veredas, carreiros e estradas, integrando mais de 60 pontos de interesse dispersos pelas 7 freguesias por onde passam.

O ano passado já tinha sido inaugurado o PR1 "Da Pateira ao Águeda" e no dia 20 de Setembro foram inaugurados o PR3 – Trilho da Aldeia e o PR4 – Trilho Terras de Granito. Ficarão a faltar as restantes três inaugurações oficiais: PR6 Trilho de Águeda (dia 5 de Outubro), o PR5 Trilho da Ponte de ferro, e o PR7 Trilho dos Poços, que o serão brevemente.

Tendo como promotor a Câmara Municipal de Águeda, a N’ Trilhos resulta ainda da colaboração de série de parceiros – entidades públicas e privados. A Rede Municipal de Trilhos de Águeda será gradualmente alargada ao longo dos próximos anos com novos percursos.



Apesar de ser uma actividade gratuita, a Autarquia solicita que todos os interessados, pessoas individuais ou grupos, se inscrevam para a inauguração do PR2 para que possa ser assegurada a logística necessária, nomeadamente no que diz respeito ao serviço de almoço.

Inscrições:
percursosdeagueda@cm-agueda.pt
Tlf.: 234 610070 (ext. 427 ou 220),

Gabinete de Atendimento ao Munícipe (GAM) da Autarquia


As inscrições decorrem até dia 25 de Setembro.

Sem comentários: