segunda-feira, setembro 14, 2009

"Programa Nacional de Marcha e Corrida" já se encontra em andamento!

O "Programa Nacional de Marcha e Corrida" (PNMC) foi oficialmente lançado no dia 13 de Setembro em Bensafrim, Lagos.

Este programa, mais um reforço das políticas públicas de apoio neste domínio, é uma parceria do Instituto do Desporto de Portugal, da Federação Portuguesa de Atletismo, da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto e dos respectivos Municípios aderentes.

O PNMC através da sinergia de esforços pretende promover actividades de marcha e corrida que conciliem a natureza desportiva com a vertente recreativa. Assume o propósito de aumentar a prática da actividade física regular dos cidadãos (combatendo o sedentarismo), e assim contribuir para a melhoria do bem-estar e da qualidade de vida, nomeadamente no âmbito da saúde (quer física, quer mental). O convívio e o estreitamento das relações sociais e sociais são factores cada vez mais relevantes no seio das sociedades de crescente urbanização.


O Programa pretende «criar por todo o país Centros Municipais de Marcha e Corrida que disporá de enquadramento de meios e profissionais qualificados, de aconselhamento técnico, de disponibilização de percursos acolhedores, de animações regulares e de informação adequada, de criação de espaços adequados e transmissão de hábitos de conciliação da actividade física com a vida pessoal, familiar e profissional.»
Prover as autarquias de técnicos e profissionais devidamente qualificados nas áreas desportivas, mormente nas modalidades da marcha e corrida, é uma condição cada vez mais imperativa no mundo hodierno, facultando dinâmicas sustentadas e mais eficientes ao nível destas práticas físicas e desportivas.

As iniciativas deste programa visando incrementar e generalizar a prática física e desportiva ao máximo de indivíduos passam necessariamente pela coordenação e enquadramento nas dinâmicas dos programas, nestas áreas, das autarquias locais e de outras entidades públicas, bem como com as diversas associações, colectividades, clubes, grupos e os múltiplos actores sociais neste contexto. Esta cooperação é fulcral para se poder corresponder efectivamente às crescentes necessidades e expectativas dos próprios cidadãos e populações cada vez mais esclarecidos e exigentes.

Para apoio ao PNMC foi criado um website:
http://www.idesporto.pt/marchaecorrida/default.html
que tem como objectivos, entre outros:
  • Informar e divulgar sobre as iniciativas e eventos no âmbito do PNMC em todo o território nacional – nomeadamente exemplos de boas práticas
  • Fornecer informação detalhada sobre os benefícios e cuidados a ter na marcha e da corrida para o individuo, bem como no dia-a-dia, visando a promoção de um estilo de vida saudável;
  • Demandar, sobretudo ao nível da corrida, de melhores níveis de performance, usufruindo se desejar de apoio técnico especializado via e-mail;

Não devemos esquecer que a Constituição portuguesa afirma que «todos os portugueses têm direito à cultura física e ao desporto, impondo-se ao Estado a obrigação de promover, estimular, orientar e apoiar a actividade desportiva/física»

Sem comentários: