segunda-feira, setembro 28, 2009

"V MARCHA dos FORTES" a 17 de Outubro, organizada pelo CAAL (Clube de Actividades ao Ar Livre) e a Câmara Municipal de Loures

A 5ª edição da "MARCHA dos FORTES" terá lugar este ano a 17 de Outubro de 2009. Como habitualmente a organização é do CAAL - Clube de Actividades ao Ar Livre em parceria com a Câmara Municipal de Loures,

O evento conta com os apoios das Câmaras Municipais do Sobral de Monte Agraço, Arruda dos Vinhos, Torres Vedras e Vila Franca de Xira, e Juntas de Freguesia de Runa e Bucelas, e integra o Calendário Anual de Actividades da Federação Portuguesa de Montanhismo e Escalada -FPME.


Todos os anos a organziação procura introduzir alterações e melhorias ao percurso de forma a torná-lo cada vez mais interessante e a passar por mais fortificações!

Esta actividade tem um total de 41,5km, inicia-se às 07h00 em Runa e termina às 19h15 em Bucelas em plena Festa do Vinho e das Vindimas, onde terá lugar um simpático convívio onde será servida uma refeição quente!

Os Fortes da Feiteira e da Archeira em Torres Vedras, a Quinta de A-do-Guerra, a Patameira, a Gozundeira e o Forte do Alqueidão no Sobral de Monte Agraço, os Fortes da Carvalha e do Cego, e A-do-Mourão, na Arruda, o Forte da Aguieira e a Quinta do Morgado Lusitano em Vila Franca, o Forte de Mato da Cruz e o Serves em Loures, fazem parte do nosso itinerário.

O percurso será essencialmente em caminhos rurais, os desníveis não são muito acentuados, caminharemos em cumeadas e vales por onde andaram as invasões francesas e os aliados, e que proporcionarão aos participantes a beleza dos grandes horizontes e da ruralidade da zona Oeste.

O andamento é de caminhada, existindo 6 pontos onde se pode neutralizar. Assim, os participantes menos preparados ou menos "aventureiros" têm sempre a possibilidade de desistir, ou até descansar um ou outro troço, continuando em seguida!

Por outras palavras, podem fazer um troço (10km), descansar no autocarro, que acompanha sempre a Marcha, e retomar a caminhada noutro troço mais à frente.

Existem 3 locais de abastecimento onde a Organização assegura complementos alimentares (doces, fruta, água, sumo, etc.) e 1 onde será servido o almoço (refeição quente). Nestes 3 pontos haverá paragens obrigatórias de 15 min, e no almoço a paragem é de 45 min.
Além de abastecimento, estes pontos também servem de descanso. Contudo, aconselhamos os companheiros a levar uma mochila pequena e leve com os seus pertences indispensáveis a um dia de caminhada.

O ritmo da marcha é assegurado por membros da Organização do nosso Clube, devidamente identificados, de forma a garantir os horários previstos. Nenhum participante os poderá ultrapassar.


Para os companheiros de fora de Lisboa, ou para os que o desejarem, a Organização assegura, na noite de 10, Sexta, a pernoita na Escola Integrada de Bucelas, com duches, sanitários e estacionamento. A Organização também garante o parqueamento dos automóveis na Escola Integrada de Bucelas. É assegurado pela organização o transporte entre Bucelas - partida às 05h30 do Largo Central, junto à Rodoviária - e Runa, onde se dá o início da actividade, e onde os cafés estão abertos e simpaticamente à nossa espera desde as 06h00.



Inscrições e informações:

CAAL - Clube de Actividades de Ar Livre
Tel: 21 778 83 72
Fax: 21 778 83 67
email: caal@mail.telepac.pt


As inscrições também podem ser efectuadas em:

Câmara Municipal de Loures
Tel: 21 984 87 95/16
email: divisaoddesportiva@cm-loures.pt


As inscrições efectuadas por email devem mencionar: nome/data de nascimento/contacto telefónico e comprovativo da transferência bancária, bem como o tamanho pretendido para a T-shirt.


A inscrição inclui:

* Seguro de acidentes pessoais
* 3 abastecimentos de complementos alimentares (doces, fruta, água, sumos, etc.)
* 1 almoço (refeição quente)
* Convívio final onde será servida uma refeição quente (opcional)
* Enquadramento técnico e apoio assegurado por voluntários Quadros Técnicos do Clube de Actividades de Ar Livre
* T-shirt alusiva ao evento
* Lembrança
* Lembrança especial para os que participaram nas 5 edições da Marcha
* Parqueamento guardado das viaturas em Bucelas
* Transporte dos participantes para Runa às 05h30m
* Viaturas de apoio permanente durante todo o evento
* Para os munícipes do Sobral e Arruda, transporte para o início da actividade e regresso, no final, de Bucelas
* Documentação técnica (Regulamento, Tempos de Passagem e Perfil Topográfico) e documentação turística e generalista


Como este ano temos uma lembrança especial para todos os que participaram nas 5 edições da MARCHA dos FORTES®, não te esqueças de referir que é a tua 5.ª Marcha no momento da inscrição.

1 comentário:

Anónimo disse...

Boa Tarde.

Para 2010 esta algo decidido?

m/cumpts
A M