quarta-feira, setembro 16, 2009

No dia 20 de Setembro serão inaugurados o PR4 – Trilho Terras de Granito e o PR3 – Trilho da Aldeia, em Macieira de Alcôba, concelho de Águeda.

No próximo dia 20 de Setembro serão inaugurados oficialmente o PR4 – Trilho Terras de Granito e o PR3 – Trilho da Aldeia, em Macieira de Alcôba, concelho de Águeda.

O PR4 – Trilho Terras de Granito será percorrido nesse dia com concentração no Largo da Igreja de S. Martinho de Macieira de Alcôba às 09h00, seguindo-se a cerimónia de inauguração, e de seguida por volta das 09h30 os caminheiros partirão na descoberta do trilho.
Prevê-se para as 13h00 a chegada com almoço convívio oferecido pelo Município a todos os participantes.

A distância desta pequena rota circular é de 8,5 km, com uma duração prevista de 3 a 4 horas, e com grau de dificuldade entre o médio e o elevado.
O percurso assume um âmbito ambiental, paisagístico, geológico, cultural e desportivo, transitando-se por caminhos urbanos, rurais e florestais pedestres.

O Trilho Terras de Granito desenvolve-se na região nascente do Municípiode Águeda, estendendo-se pela aldeia de Macieira de Alcôba, desta ao Carvalho e à Urgueira, passando pela aldeia perdida das Hortas, lembrando as duras lides da serra e a força humana que, desde tempos romanos, abriu o caminho no granito.




O PR3 – Trilho da Aldeia também será inaugurado simultaneamente ao PR4 – Trilho Terras de Granito, mas não será percorrido.
Esta pequena rota circular tem partida e chegada também no Largo da Igreja de S. Martinho em Macieira de Alcôba tal como o PR4. Apresenta um extensão de 2,4 km, com uma duração prevista de cerca de 1 hora, e um grau de dificuldade baixo . O percurso tem um âmbito paisagístico, cultural e histórico, transitando-se por caminhos da aldeia e rurais pedestres e cicláveis.


Estes dois trilhos fazem parte da Rede Municipal de Trilhos de Águeda – a N’TRILHOS que perfaz, à data, sete percursos pedestres. No total são mais de 50 km de caminhos, veredas, carreiros e estradas, integrando mais de 60 pontos de interesse dispersos pelas 7 freguesias por onde passam.

O ano passado já tinha sido inaugurado o PR1 "Da Pateira ao Águeda" e no dia 26 de Setembro será inaugurado o PR2 "Trilho das Levadas". Ficarão a faltar as restantes três inaugurações oficiais: PR5 Trilho da Ponte de ferro, PR6 Trilho de Águeda, e o PR7 Trilho dos Poços, que o serão brevemente.

Tendo como promotor a Câmara Municipal de Águeda, a N’ Trilhos resulta ainda da colaboração de série de parceiros – entidades públicas e privados. A Rede Municipal de Trilhos de Águeda será gradualmente alargada ao longo dos próximos anos com novos percursos.



Apesar de ser uma actividade gratuita, a Autarquia solicita que todos os interessados, pessoas individuais ou grupos, se inscrevam para a inauguração do PR3 e do PR4 para que possa ser assegurada a logística necessária, nomeadamente no que diz respeito ao serviço de almoço.

Inscrições:
percursosdeagueda@cm-agueda.pt
Tlf.: 234 610070 (ext. 427 ou 220),

Gabinete de Atendimento ao Munícipe (GAM) da Autarquia
Restaurante “A Escola” em Macieira de Alcôba

As inscrições decorrem até dia 18 de Setembro.




(agradeço ao Jorge Agostinho me ter informado sobre a inauguração destes percursos)

Sem comentários: