sexta-feira, setembro 18, 2009

Inauguração, dia 19 de Setembro, do troço "Assenta - Porto Novo" (Torres Vedras) da "Grande Rota Rede Natura do Oeste"

Dia 19 Setembro, às 08h30, será inaugurado o troço "Assenta - Porto Novo" da "Grande Rota Rede Natura do Oeste". Este troço possui uma extensão de 26 km (do total de 65 km da Grande Rota) e percorre o litoral do concelho de Torres Vedras.

A caminhada de dia 19 de Setembro terá concentração na Praia da Assenta-Sul às 08h30 e o términos do percurso será na Azenha de Santa Cruz. A distância a percorrer será de 12 km. Esta actividade insere-se na comemoração da Semana Europeia da Mobilidade.


A "Grande Rota Rede Natura do Oeste" - percurso pedestre marcado e devidamente sinalizado - abrange 3 concelhos: Torres Vedras (26 km), Lourinhã (18 km) e Peniche, (21 km) estendendo-se desde a Praia Azul, em Torres Vedras, até ao Cabo Carvoeiro, em Peniche.


Na definição do itinerário recorreu-se à utilização de caminhos já existentes, nomeadamente caminhos rurais, agrícolas, estradas florestais e alguns trilhos pastoris. Com o intuito de facilitar a localização do ponto de partida, os percursos pedestres partem de pontos notáveis e inconfundíveis que permitem o fácil estacionamento, procurando-se, assim, evitar incómodos às populações residentes, danos ambientais ou a desorientação dos utentes pedestrianistas nacionais e estrangeiros.

Ao longo do percurso pedestre encontram-se painéis informativos sobre fauna, flora e acerca da importância da Rede Natura para a promoção da conservação dos valores naturais em áreas classificadas.

A Grande Rota visa incentivar o Turismo de Natureza promovendo o património dos três concelhos, através de uma estratégia assente no princípio do desenvolvimento sustentável. Pretende assim constituir uma forma prática e válida de preservação e conservação do património natural e humano, bem como criar mais valias turísticas, valorizando a congregação de sinergias das três autarquias e a aposta no ecoturismo, através da promoção e animação rural e ambiental.

Mapa do percurso da "Grande Rota Rede Natura do Oeste"

A Grande Rota constitui-se como um motor de educação ambiental, funcionando ainda, devido ao seu traçado, como uma tampão de segurança, que desvia o fluxo de visitantes a zonas mais susceptíveis. Paralelamente, um dos seus objectivos é contribuir positivamente para o movimento pedestrianista nacional e internacional, uniformizando os percursos, em relação à sua marcação e sinalização.

A criação da Grande Rota constituiu uma iniciativa do Município de Torres Vedras que, num espírito de cooperação e valorização inter-municipal, estendeu o projecto aos municípios da Lourinhã e Peniche, apresentando uma candidatura ao financiamento do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), Eixo 4 - Protecção e Valorização Ambiental do Programa Operacional Regional do Centro. Com um investimento ilegível de 11.514,14 euros, a candidatura obteve um financiamento a 75%, o que corresponde a 83.635,60 euros.

Fonte: Câmara Municipal de Torres Vedras


Para saber mais informações sobre a Grande Rota aceder:
http://www.cm-peniche.pt/_uploads/PDF_Noticias/Grande_Rota_Rede_Natura_do_Oeste.pdf

2 comentários:

Anónimo disse...

Queria apenas deixar a informção deste novo parque de campismo no Alentejo, o Parque de Campismo de Casro Verde. Nesta zona também existem muitos percursos de natureza.

Aqui fica alguma informação do Parque:

Localizado na vila de Castro Verde, frente às Piscinas Municipais, numa área de aproximadamente 3 hectares, o Parque de Campismo Municipal é um equipamento recente, direccionado à promoção do turismo no concelho.
Para além de constituir uma alternativa aos alojamentos convencionais, o Parque de Campismo de Castro Verde representa uma aposta no desenvolvimento de actividades ao ar livre, dando ênfase à componente ambiental local, mas também histórica e patrimonial.
Com capacidade para 400 utentes, este equipamento compõe-se de áreas distintas destinadas ao campismo/caravanismo, tendas, e à utilização dos Bungalows. Aqui, os utentes podem usufruir de um serviço de lazer, parque infantil e campo de jogos, acesso Internet, sala de convívio, posto médico, balneários, telefone público e, ainda, acesso a equipamentos que se situam junto ao parque, como é o caso das Piscinas Municipais, Campo de Ténis e Polidesportivo.

Contactos
Telf.: 286 320 150 Fax: 286 320 159
Email: parque.campismo@cm-castroverde.pt


Horário de Funcionamento
Recepção: das 09h00 às 21h00
Portaria: 24 horas

Espaços
Bungalows, 1 Bungalow adaptado a pessoas com mobilidade reduzida; Caravanas, Auto-caravanas, Tendas

Instalações e Serviços
Recepção; Bar/Sala de Convívio; Posto médico; Zonas de Lavagem de Roupa e Louça; Instalações Sanitárias e Balneários; Contentores para resíduos sólidos; Internet sem fios; Posto de Consulta de Internet; Telefone Público; Área de Serviço de Auto-caravanas; Livros viajantes

Equipamentos de Lazer
Parque Infantil e Campo de Jogos; Aluguer de bicicletas; Piscina Municipais e Campos de Ténis (junto ao Parque)

Localização
Rua Timor Lorosae – Castro Verde
Coordenadas: 37º 42’17,88’’ N 08º05’17,22’’W

Para mais informaçõe snão hesitem em nos contactar.

Luís Figueira
Parque de Campismo de Castro Verde

António Pista disse...

Parabéns pelo novo troço!

Que vos dê bastante prazer ao utilizarem-no, são iniciativas com esta que dão destaque ao desporto, que não o futebol!

http://aguia-de-ouro.blogspot.com/