quinta-feira, fevereiro 21, 2008

Iª Caminhada "Vila Nova do Freixieiro - Villa de Basto", em Celorico de Basto, dia 8 de Março, organizada pela associação basto move.te


Iª Caminhada "Vila Nova do Freixieiro - Villa de Basto"


8 de Março

Celorico de Basto


Organização: Associação basto move.te
Apoio: Câmara Municipal de Celorico de Basto


Esta caminhada terá o seu início no Pelourinho da Vila Nova do Freixieiro (junto ao edifício da antiga câmara municipal), na freguesia de Britelo e termina no Pelourinho da Villa de Basto (junto à Escola Básica do 1.º Ciclo do Castelo), na freguesia de Arnoia.

É um trilho de interesse paisagístico e cultural, com um traçado linear de, aproximadamente, 14 Km, por caminhos tradicionais sendo alguns de calçada e cuja dificuldade considera-se de nível médio dado o desnível acentuado na parte final do percurso.

Clicar para ampliar


Iniciando agora a nossa caminhada, a partir do Pelourinho da Vila Nova do Freixieiro, em direcção à Praça Cardeal D. António Ribeiro, ilustre da terra, seguimos por um caminho asfaltado, paralelo ao Rio Freixieiro, passando na Casa da Laje e mais adiante na Ponte de Época Moderna que liga o lugar de Laje ao lugar de Além Rio. Seguindo em direcção ao lugar de Loureiro, podemos contemplar a bela paisagem de todo o Vale do Freixieiro e os moinhos que ele reúne.

Depois de uma merecida pausa, seguimos por caminhos florestais e caminhos de servidão, passando pelo casal de Soutulho até ao lugar de Ponte Feixe (onde se juntam as duas ribeiras que formam o Rio Freixieiro). Agora, com cerca de 8 Km percorridos, seguimos por um caminho, passando junto a uma Capela do Século XVII – Capela Sr.ª da Graça e, à Igreja Matriz de Basto (Santa Tecla).

Ao longo do Vale da Ribeira de Cais, percorremos um caminho onde existem vestígios de uma calçada dos Séculos XVI e XVII, até ao lugar do Rio. Aqui, o percurso faz uma inflexão, iniciando uma ascensão de acentuada dificuldade. Rumamos em direcção a Covas, na freguesia de Carvalho, desfrutando de uma pausa junto à Capela de Santo Afonso Maria de Ligório. Seguimos agora para o lugar da Cabreira, e a partir deste lugar o percurso tem um perfil ligeiramente mais acentuado, passando nas redondezas da Sr.ª do Calvelo e do Alto da Forca, terminando o percurso no Pelourinho da “Villa de Basto” com uma visita ao Castelo de Arnoia.

Prevê-se o final da caminhada por volta das 13h, seguido de um convívio gastronómico para retemperar as forças.

O retorno será feito por transporte da Câmara Municipal de Celorico de Basto.



Inscrições (até ao dia 5 de Março) e informações:
Posto de Turismo de Celorico de Basto
Pr. Cardeal D. António Ribeiro
4890-220 Celorico de Basto
Telf 255 320 300

bastomove.te@gmail.com



Fonte do texto e imagem: basto move.te

Sem comentários: