terça-feira, fevereiro 13, 2007
Gardunha Viva -Calendário de Actividades 2007, no âmbito do Pedestrianismo
Fevereiro
Dia 4 Ruta del Emperador Jarandilla de la Vera - Espanha
Março
Dia 4 Manteigas – Penhas Douradas Serra da Estrela
Dias 23 a 25 X Travessia da Gardunha - Encontro Ibérico de Montanhismo
Abril
Dia 15 PR1 – Rota dos Abutres Salvaterra do Extremo
Maio
Dia 20 Rota da Cereja - Encontro Nacional de Caminheiros - Serra da Gardunha
Junho
Dia 16 XI Marcha Nocturna Serra da Gardunha
Julho
Dia 14 e 15 Descida do Rio Bestança
Setembro
Dia 2 Marcha na Serra da Estrela
Dia 22 e 23 Chocalhos 2007 - Passeio Pedestre com Rebanho – Fundão /Alpedrinha
Dia 30 Percurso a pé e de burro no Vale Feitoso - Penha Garcia
Novembro
Dia 4 Rota dos Castanheiros - Magusto Tradicional - Serra da Gardunha
Dezembro
Dia 9 Percurso Pedestre do Azeite Ald. Sta. Margarida e Proença-a-Velha
Contactos:
GARDUNHA VIVA Associação de Montanhismo do Fundão
Apartado 171
6230-909 Fundão
info@gardunhaviva.com
Etiquetas:
2007,
calendário,
Caminhada,
Caminhadas,
Fundão,
Gardunha,
Gardunha Viva,
passeio pedestre
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
CHOCALHOS 2007
Festival dos Caminhos da Transumância
Fundão – Setembro 2007
SALGUEIRO
Dia 15 | 17h.00 | Núcleo Museológico do Salgueiro
Inauguração da Exposição
CHAVES DE SILVAS E DE ESTRELAS
(Colecção de “Chavelhas” do Núcleo Museológico do Salgueiro)
Esta Exposição estará aberta ao público até á Páscoa de 2008 e terá actividades pedagógicas para todas as idades;
Dias 18 a 21 | 10h.00 | Núcleo Museológico do Salgueiro
A VIA LÁCTEA É UM REBANHO DE OVELHAS LUMINOSAS
Dentro de um planetário portátil, vamos abrir bem os olhos e ver onde nascem as estrelas...
Estaremos mais atentos a simples e curiosos fenómenos do espaço que, por vezes, não damos conta. A rotação da terra, a gravidade, as estações do ano, outros planetas, as fases da lua ou os pontos cardeais, entre outros. Na cauda de um cometa, iremos numa viagem por todo o sistema solar contemplando fenómenos fascinantes. Os eclipses, os meteoritos, as constelações e as longínquas galáxias. É só abrir as janelas e... «Olhar o céu lá fora!»
Actividades pedagógicas dirigidas a crianças dos 3 aos 5 anos e dos 6 aos 10 anos
FUNDÃO
Dia 15 | 17h.00 | A Moagem, Cidade do Engenho e das Artes
Inauguração do trabalho realizado no âmbito do projecto comunitário;
O SEGREDO DA LÃ
O Segredo da Lã é um projecto artístico, de carácter comunitário, relacionado com o Chocalhos – Festival dos Caminhos da Transumância. A Moagem, Cidade do Engenho e das Artes desafiou a artista plástica – Frederica Bastide Duarte – a criar, em conjunto com a comunidade, “um objecto” cuja referência fosse a pratica da Transumância. O projecto desenvolveu-se com dois Ateliers, “Tricot, chá e dois dedos de conversa”, que teve um carácter lúdico e envolveu as comunidades das populações existentes ao longo de uma das Rotas da Transumância que ligava o Fundão á Serra da Estrela, participaram as comunidades de Fernão Joanes, Famalicão da Serra e o Fundão; “Códigos de Lã” – teve uma natureza mais especializada, contou com a participação de artistas, professores e estudantes… bem como todos aqueles que têm curiosidade pelas práticas artísticas contemporâneas. Estas actividades foram dirigidas pela artista e o “objecto” final decorre do processo desenvolvido ao longo de seis meses.
Dias 19, 20 e 21 | Todo dia | A Moagem, Cidade do Engenho e das Artes
“SONS EM TRANSUMÂNCIA”
É uma residência artística dirigida pelo músico e compositor Artur Fernandes, mentor do projecto musical Danças Ocultas. No projecto participam músicos que tocaram em edições anteriores do Chocalhos – Festival dos Caminhos da Transumância.
O ensaio da noite será aberto ao público em geral, prevendo-se alguns encontros musicais interessantes entre os músicos participantes e não participantes, num ambiente informal.
As canções e os sons dos instrumentos pastoris são o mote para a criação do espectáculo “O Romance da Pastora”, a ser apresentado dia 21 no Terreiro do Palácio do Picadeiro em Alpedrinha.
Dia 20| 21h.30| Lounge | A Moagem, Cidade do Engenho e das Artes
Exibição do filme "AINDA HÁ PASTORES?", de Jorge Pelicano e exposição de fotografia "ÚLTIMOS GUARDADORES DE REBANHOS DA SERRA DA ESTRELA" de Rosa Teixeira da Silva.
Conversa no final com a presença do realizador ou um elemento da equipa do filme e exposição.
"AINDA HÁ PASTORES?" estreou em Outubro de 2006 no CINE ECO (Festival de Cinema Ambiente da Serra da Estrela) e foi logo distinguido com o Prémio Lusofonia – melhor obra a concurso, produzida e realizada em país lusófono, e ainda obteve uma Menção Honrosa atribuída pelo júri da juventude. Em 2007, já foi laureado com o Prémio Atlântico, no PLAY DOC – III Festival Internacional de Documentário e o Prémio Imprensa, no Festival CAMINHOS DO CINEMA PORTUGUÊS. Em Junho obteve o Prémio Cora Coralina, no IX FICA – Festival Internacional de Cinema Ambiente de Goiás, Brasil.
Dia 23 | 08h.30 | Praça do Município – Fundão
PASSEIO PEDESTRE COM REBANHO PELA SERRA DA GARDUNHA
Fundão – Alcongosta – Alpedrinha
ALPEDRINHA
Dia 21 | 19h.00 | Ruas de Alpedrinha
Inauguração da FEIRA DOS CHOCALHOS
Tasquinhas, Animação de Rua, Venda de Produtos locais
A Feira decorre durante os dias 21, 22 e 23.
Dia 21 | 21h.30 | Terreiro do Palácio do Picadeiro
“O ROMANCE DA PASTORA”
Espectáculo resultante da Residência artística “Sons em Transumância”, dirigida por Artur Fernandes, conta com a participação de músicos que tocaram em edições anteriores do Chocalhos – Festival dos Caminhos da Transumância.
As canções e os sons dos instrumentos pastoris são o mote do espectáculo.
Dia 22 | 16h.00 | “Capela do Leão”
CONVERSAS TRANSUMANTES – Percursos com Regresso Anunciado
Dirigidas por Maria João Centeno
Longe vão os tempos em que os pastores e os seus rebanhos percorriam longamente caminhos que hoje teimam em ecoar as memórias de outrora.
Se em outras Conversas tentámos recriar esses trilhos através de diferentes formas artísticas e questionar o papel que a pastorícia poderia ter no desenvolvimento regional, na edição deste ano tentamos mostrar como o património herdado enriquece o presente de cada um.
Os ventos trazem-nos sons produzidos por instrumentos acústicos explorados até ao limite das suas possibilidades, a que se junta a voz de Savina Yannatou.
Mariapia Graziani, Directora do Museu da Transumância de Abruzzo em Itália, partilha a experiência de como um espaço museológico contribui para reviver a vida pastoril e como esta vivência enriquece a identidade cultural de uma região.
Testemunho que nos farão viajar por percursos que de tão distantes teimam em aproximar…
Dia 22 | 21h.30 | Terreiro do Palácio do Picadeiro
SAVINA YANNATOU & PRIMAVERA EN SALONICO
Nascida em Atenas, Grécia, Savina Yannatou estudou canção no Conservátorio Nacional e depois no Seminário de Arte Vocal em Atenas. Completou seus estudos de pós-graduação na Guildhall School de Música e Drama de Londres, com uma bolsa de estudos premiada pela Fundação de Mousigetis.
A carreira profissional começou ainda era estudante num programa da Rádio Nacional 3 grega.
No início dos anos 90, Savina começou a experimentar técnicas vocais baseada na mais variadas improvisações de música livre. Paralelamente, começou uma colaboração com vários músicos da região de Thessaloniki, ocasião em que fundou o grupo Primavera en Salonico.
Baseado em material tradicional -principalmente na área mediterrânica - Savina Yannatou e o grupo Primavera en Salonico oferecem um som aberto, sem fronteiras ou rótulos, estendendo-se das simples canções a formas musicais contemporâneas.
Insistindo nos instrumentos acústicos, metade dos quais têm a sua origem no Leste, procuram explorá-los até aos limites das suas possibilidades. Para além da sua notável capacidade interpretativa, Savina dá especial ênfase à expressão musical de cada língua, sem que isso a impeça de muitas vezes utilizar a sua voz como mais um instrumento.
Com este grupo, Savina gravou "Primavera en Salonico"- Sephardic Folk Songs from Salonica-, "Songs from the Mediterranean", the "Virgin Maries of the World" and "Terra Nostra" e “Sumiglia”.
ACTIVIDADES PARALELAS:
Dias 17 a 23 | Serra da Estrela – Guarda – Fundão
“O PATRIMÓNIO DA MEMÓRIA, UM PRODUTO TURÍSTICO”
É um Workshop em que participam organizadores euro – mediterrânicos de outros Festivais sobre a Transumância, é um encontro de experiências, onde se pretende um olhar especializado sobre o nosso património pastoril e percorre a ancestral Canada Serrana.
Marcarão presença o Museo della Transumanza – Villetta Barrea – Parque Nacional de Abruzzo, Lazio e Molise – Itália; Associação PETRA – Promozione Europea Turismo Regione Abruzzo - Italia; Fédération Transhumance en Couserans – Pirinéus – França.
Organização:
Gabinete Cultural do Município do Fundão
Informações:
Fundão Turismo, E.M.
Sítio do Vale, Apartado 355
6230-479 Fundão
275 779 040 (telefone)
275 779 041 (fax)
geral@fundaoturismo.pt
www.fundaoturismo.pt
Enviar um comentário