quinta-feira, fevereiro 08, 2007

Manutenção dos Percursos Pedestres nos Açores vai passar a ser assegurada por entidades privadas

"A manutenção dos Percursos Pedestres homologados nos Açores, e que estão sob a responsabilidade do Governo Regional, vai passar a ser assegurada por entidades privadas, anunciou ontem fonte ligada ao processo.

Carlos Pato, da Comissão de Acompanhamento dos Percursos Pedestres da direcção regional do Turismo, adiantou que a medida visa arranjar "olheiros" nas nove ilhas, que se responsabilizem, diariamente, por "manter em perfeitas condições" estes percursos.

Segundo disse, dos actuais 45 trilhos homologados no arquipélago, 30 são da responsabilidade do Governo açoriano e os restantes 15 estão sob a tutela de câmaras municipais e juntas de freguesia.

São Miguel, dispõe de 21 trilhos, seguindo-se São Jorge, Pico e Flores, cada uma com quatro, enquanto que Santa Maria e Terceira oferecem três percursos pedestres. As ilhas Graciosa e Corvo contam com dois trilhos cada uma devidamente homologados.

As associações de ambiente e empresas ligadas à jardinagem, seleccionadas através de concurso público, vão passar a garantir trabalhos de limpeza, corte da vegetação e reposição da sinalética vandalizada, entre outros aspectos ligados à manutenção, disse.

Carlos Pato revelou que a Direcção Regional do Turismo conta apenas com dois técnicos especializados em pedestrianismo, a quem compete avaliar os trilhos que se candidatam à homologação e fiscalizar os já aprovados. "Temos vindo a receber reclamações de turistas, que se perdem devido ao roubo da sinalética", afirmou Carlos Pato, para quem continua a haver "muito vandalismo" nos vários trilhos "por pura maldade".

Carlos Pato anunciou, ainda, que a Comissão de Acompanhamento dos Percursos Pedestres prevê aprovar, até ao Verão, mais 24 trilhos, passando os Açores a dispor de um total de 69 percursos pedestres classificados. A Comissão de Acompanhamento dos Percursos Pedestres foi criada em 2004, tendo classificado logo no primeiro ano de actividade 32 trilhos, já utilizados por turistas.

Segundo disse, o "Caminho dos Burros", na ilha do Pico, é, actualmente, o maior trilho pedestre do arquipélago, com uma extensão de 24 quilómetros, que liga os concelhos de São Roque e Lajes. "Desde sempre houve turistas que procuravam os Açores para andar a pé", afirmou Carlos Pato, para quem a tendência é de crescimento do número de trilhos, porque "as entidades já perceberam que se trata de um investimento de baixo custo e alto potencial de desenvolvimento turístico".

Segundo disse, só no último ano, foram apresentadas vinte novas candidaturas para serem avaliadas pela comissão, que é composta por representantes de vários organismos públicos e privados. Os critérios de classificação dos percursos pedestres prendem-se com a sua extensão, se são ou não atravessados por troços em asfalto, carácter histórico, paisagem, património edificado e interesse ambiental, explicou."

Fonte: Açoriano Oriental - 8-2-007

Sem comentários: