domingo, fevereiro 18, 2007

Consignada obra das portas do Parque Nacional da Peneda-Gerês no Mezio, concelho de Arcos de Valdevez

"O município de Arcos de Valdevez consignou, ontem, as duas empreitadas relativas às portas do Parque Nacional Peneda Gerês (PNPG), localizadas no Mezio. O objectivo genérico daquele projecto é criar equipamentos de apoio que permitam organizar e apoiar as visitas ao parque.

Para o presidente do município de Arcos de Valdevez, Francisco Araújo, trata-se de consumar a "infra-estruturação adequada" do espaço e o ordenamento das visitas àquela área protegida. Além disso, o equipamento servirá também para localizar os serviços concelhios do PNPG.

Aquela empreitada, orçada em 467 mil euros, visa a construção de três edifícios um centro de informação, que será a área principal e de recepção aos visitantes, um edifício dos guias, e uma oficina temática, preparada para receber diversas iniciativas e exposições temáticas. Com financiamento do Programa Operacional do Ambiente, os trabalhos têm um prazo de execução de 210 dias. Uma segunda empreitada prevê a construção de um núcleo museológico, um edifício para armazém e oficinas e instalações sanitárias. A obra foi adjudicada por 282 mil euros, tem financiamento do Interreg III - A e deve estar concluída no prazo de 180 dias.

Recorde-se que Parque Natural da Peneda-Gerês é o único parque nacional do país. Com cerca de setenta mil hectares, abrange cinco concelhos Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Melgaço, Terras de Bouro e Montalegre."

Fonte: Jornal de Notícias - 9-2-007

Sem comentários: