quinta-feira, fevereiro 08, 2007

III Curso de Técnicos de Percursos Pedestres, de 19 e 23 de Março de 2007, em Lisboa

A Escola Nacional de Montanhismo, integrante da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal vai levar a cabo o III Curso de Técnicos de Percursos Pedestres, de 19 e 23 de Março de 2007, pela segunda vez consecutiva em Lisboa (Monsanto).

O primeiro curso decorreu em Chaves, de 22 a 24 de Abril de 2005. Este curso realizado em regime intensivo pretendia formar de presto uma bolsa de Técnicos de Percursos Pedestres lusos, visto que até essa altura Portugal só contava com 2 Técnicos da área (e por curiosidade a Espanha já tinha cerca de 400). Deste modo neste curso de dois dias saíram encartados cerca de três dezenas de Técnicos de Percursos Pedestres.

O segundo curso já assumiu moldes bem diferentes como uma componente teórico-prático, que decorreu de 21 a 25 de Agosto de 2006 em Lisboa, na sala das associadas da FCMP e na serra de Monsanto; e uma parte prática que decorreu até ao final do ano de 2006, e que consistiu num projecto de implementação de um percurso pedestre desde a fase do projecto à fase de manutenção. Claro que por ser um curso de maior duração e a época do ano em que decorreu 'apenas' motivou a participação de cinco formandos.

O modelo de formação foi adoptado com base no trabalho desenvolvido pela FEDME. No entanto, verificam-se algumas diferenças pois o curso da FCMP presta mais atenção às novas tecnologias de geo-referenciação e informáticas. O director do curso é Pedro Cuiça, Director Técnico de Montanha da FCMP,e que já editou diversos livros como: Portugal Pé-ante-pé (Fórum Ambiente/Bertrand Editora, 2001), Açores — Percursos Naturais (Fórum Ambiente, 2000), Guia de Percursos Naturais — ; Algarve — Percursos Naturais (Fórum Ambiente, 2001), Guia de Ar Livre (Fórum Ambiente, 2002), etc.

Sem comentários: