quinta-feira, fevereiro 28, 2008

Passeio à Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos, dia 9 de Março, organizado pela associação "Campo Aberto" e o Núcleo Regional da Quercus Porto


Passeio à Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos


9 de Março


Organização: Campo Aberto e Núcleo Regional da Quercus Porto


Este percurso à BELP (Barrinha de Esmoriz e Lagoa de Paramos), o primeiro "Passeio Verde" proposto pelo Núcleo Regional da Quercus Porto, será guiado por Sr. (conhecedor da história do local e membro do Movimento Cívico Pró-Barrinha), Arménio MoreiraJosé Ferreira (vigilante da SPEA) e Prof. Dr. Rubim Almeida da Silva (Professor de Botânica da Universidade do Porto).

A BELP é dotada de uma biodiversidade ímpar (270 espécies de avifauna e pelo menos 80 espécies de flora classificadas), como a presença no caso da flora, da Jasione lusitanica e da fauna, da águia-sapeira. É uma área pertencente à Rede Natura 2000 e à REN e classificada como IBA (Important Bird Area), pela Bird Life International. Os seus habitats encontram-se ameaçados, devido ao completo abandono a que foi sujeita durante as ultimas décadas. A falta de um plano de gestão, o agravamento da poluição dos canais de água doce, a pressão turística e urbanística, assim como obras mal executadas na tentativa de minimizar os efeitos poluentes, são apenas alguns dos factores que vamos denunciando, perante o "desviar de olhar" das entidades competentes.

Sendo um espaço a preservar mas que se encontra gravemente ameaçado, a BELP integra a campanha dos “50 espaços verdes em perigo – 50 espaços verdes a preservar” da Campo Aberto. Contrariando todas as adversidades, ainda é possível fazer um bonito e agradável passeio à volta do cordão dunar da BELP. A seguir ao percurso, será feita uma visita à exposição "Ambiente da Barrinha", dinamizada pelo Movimento Cívico Pró-Barrinha.


Pontos de encontro:
Porto, às 08:00 h: Edifício Capitólio (junto ao café Grão de Notícias), na Av. de França, em frente à estação de metro Casa da Música.
Paramos, às 08:30h: Parque de estacionamento do aeródromo de Paramos (para os que vierem de carro directamente)
Paramos, às 08:52h: Apeadeiro de Paramos (para os que vierem de comboio, o comboio sai às 08:19 h de Campanhã).


Inscrições/ informações:
Sofia Tel/Fax: 222 011 065 Tlm: 931 620 212
Email: passeiosverdes@gmail.com
(segunda a sexta: 9h-12h30 e 13h30-17h; sábado: 9h-13h)

As inscrições são obrigatórias e limitadas!


Fonte: QUERCUS

Sem comentários: