quarta-feira, fevereiro 20, 2008

Passeio pedestre "Cobertorinho – Espiga – Capela de St Antão" no dia 2 de Março, no concelho de Caminha, no âmbito das "Caminhadas no Litoral Minhoto"

Passeio pedestre "Cobertorinho – Espiga – Capela de St Antão" no dia 2 de Março, no concelho de Caminha.


Localização: concelho de Caminha
Tipo de Percurso: Trilho circular
Local de concentração prévio: Igreja (matriz) de Vila Praia de Âncora - 09h15
Início e fim da caminhada: Vogada (Moledo)
Hora de Partida da caminhada: 9h30
Distância percorrida: 12 km
Duração aproximada: 4 horas
Grau de dificuldade: Moderado/Baixo



Inscrições gratuitas (não incluem seguro, transporte e almoço, devendo os participantes levar almoço volante):
pedestrianismo@gmail.com
verdeminho@gmail.com


Roteiro da caminhada:
O Passeio Pedestre "Cobertorinho – Espiga – Capela de St Antão" percorre o litoral do concelho de Caminha com o Oceano Atlântico, o Rio Minho e o monte de St Tecla (Galiza) na nossa linha da paisagem.

O percurso tem início no lugar de Vogada, em Moledo. Seguimos a Rua do Prado e pouco depois começamos a subir o monte do Castro (suposta existência de um castro na zona, de que nunca se descobriram vestígios), também conhecido pelos locais com outros dois nomes: monte do Facho (porque outrora se acendiam aqui enormes fogueiras de sinalização) e Sino dos Mouros (este nome possui por sua vez, duas origens: uma delas remete a uma lenda que diz que batendo numa destas rochas [não se sabe qual] soa como um sino, e assim as povoações eram avisadas da aproximação de piratas; a outra origem do nome é que no penedo existem dois sinos — um de ouro e outro de peste, e se alguém rachar o penedo, e encontrar o sino de ouro ficará rico, mas se lhe surgir o de peste, ficará tudo empestado).

Passámos pela zona do Perrinchão e já no cimo do monte do Castro subimos o seu penedo cimeiro através de umas escadas até um cruzeiro, que serve de Miradouro e de podemos admirar uma bela panorâmica da costa atlântica do concelho de Caminha, o frondoso Pinhal do Camarido (mandado plantar por D. Dinis no início do séc XIV), a Ilha e o Forte da Ínsua, o estuário do Rio Minho e observarmos mais a norte o Monte de St Tecla.

Clicar para ampliar


Prosseguimos até chegarmos a uma área mais altaneira com um miradouro natural sobre o vale do Rio Âncora e sobre Vila Praia de Âncora. Continuámos em direcção ao vértice geodésico do Cobertorinho onde teremos ainda um miradouro de maior altitude sobre os múltiplos locais de interesse da região

Seguimos por caminhos rurais, na direcção Este e depois para norte, passando-se nas proximidades do vértice geodésico da Espiga, onde podemos vislumbrar em redor um belo quadro paisagístico minhoto. Hora e meia passada desde o início do percurso, dirigimo-nos então em direcção à capela de Santo Antão, construída provavelmente nos séculos XIII ou XIV, onde faremos uma pausa para almoçar, recuperando energias. Aqui teremos o Miradouro de St Antão onde temos o privilégio de observar simultaneamente o estuário e foz do rio Minho, onde o rio Coura desagua; o Pinhal do Camarido; a Galiza (monte de St tecla e imediações) sobranceira ao seu curso; e a costa atlântica.

Seguimos depois para sul e sudoeste atravessando alguns pinheirais e caminhos rurais até retomarmos ao lugar de partida, Vogada, em Moledo.




Recomendável levar botas de montanha, corta-vento e água.
Levar almoço-volante.





As "Caminhadas no Litoral Minhoto" que se realizam no 1º Domingo de cada mês pretendem percorrer algumas das áreas mais naturais dos concelhos de Caminha, Esposende, Viana do Castelo e Vila do Conde, passando por espaços como a Arriba Fóssil de Esposende, a serra de Santa Luzia, a Reserva Ornitológica de Mindelo, a costa do concelho de Esposende e de Viana do Castelo, ou a foz do Rio Minho, evidenciando que no litoral ainda existem espaços naturais que merecem uma constante visita e usufruto. Estas caminhadas são organizadas pelo blogue "Pedestrianismo e Percursos Pedestres" (http://pedestrianismo.blogspot.com) e pelo Grupo de Caminhadas VerdeMinho (http://verdeminho.blogspot.com).

Clicar para ampliar



Saber mais sobre as "Caminhadas no Litoral Minhoto"

Sem comentários: