quinta-feira, dezembro 11, 2008

Dia Internacional da Montanha 2008 sob o tema "Food Security in Mountains” - "Segurança Alimenntar nas Montanhas".


Este ano o tema do Dia Internacional da Montanha é "Food Security in Mountains” - "Segurança Montanhas".

O problema da fome nas montanhas está a piorar. O conhecimentos dos autóctones sobre os alimentos locais e tradicionais práticas agrícolas em áreas de montanha está a reduzir-se e a diversidade agrícola, bem como a produtividade estão a diminuir, aumentando ainda mais a vulnerabilidade dos povos da montanha.Os habitantes das montanhas são vulneráveis à escassez de alimentos causados pelos climas ásperos e os terrenos difíceis e muitas vezes inacessíveis, combinados com a marginalidade social e política.

No momento os preços dos alimentos estão subindo em todo o mundo, bem como os custos de transporte a remotas áreas montanhosas, significando que as comunidades de montanha estão a pagar muito mais para a sua alimentação. O problema da fome nas montanhas está a agravar-se.

Estudos recentes indicam que as populações de montanha sofrem de altas taxas de deficiências de micronutrientes, que é um dos factores que contribuem significativamente para o aumento das taxas de mortalidade infantil em regiões montanhosas.



O Dia Internacional da Montanha 2008 com o tema da segurança alimentar nas montanhas, é uma propícia ocasião para se reflectir sobre como é difícil para as habitantes das montanha obter consistentemente uma alimentação adequada e nutritiva para uma vida saudável e activa. Chama a atenção para a segurança alimentar das necessidades especiais das comunidades de montanha que têm de ser tidos em conta no desenvolvimento de estratégias e políticas específicas de montanha.

As prioridades para melhoria da segurança alimentar nas montanhas incluem a promoção e expansão das culturas tradicionais de montanha, a salvaguarda práticas nativas de uso da terra, melhorar os programas de reprodução de animais de produção da montanha; melhor acesso ao mercado, e políticas públicas específicas de montanha; desenvolvidas com a participação do povo da montanha.

Clicar acima aceder a folheto explicativo (0,4 Mb - Pdf)


O Dia Internacional da Montanha é uma oportunidade para criar consciência sobre a importância das montanhas à vida, para destacar as oportunidades e os constrangimentos na desenvolvimento de montanha e de construir parcerias que trarão mudanças positivas para o montanhas e planaltos do mundo.

Foi a Assembleia Geral da ONU que primeiramente designou 11 de Dezembro, a partir de 2003, como "Dia Internacional de Mountain" - Dia Internacional da Montanha'. O ano de 2002 tinha sido designado pela ONU "Ano Internacional das Montanhas". A FAO é o principal organismo de coordenação mandatada para conduzir a observância do Dia Internacional da Montanha. O dia é observado cada ano com um tema diferente relevante para o desenvolvimento sustentável das montanhas.




Os temas antecedentes do Dia Internacional da Montanha foram:
  • 2003 - Mountains, Source of Freshwater
  • 2004 - Peace: Key to Sustainable Mountain Development
  • 2005 - Sustainable Tourism for Poverty Alleviation in Mountain Areas

Sem comentários: