A Reserva Ornitológica de Mindelo (ROM) foi, em 2 de Setembro de
Com a crescente 'litoralização' do país e o aumento da pressão urbanística esta área natural foi se afirmando cada vez mais valiosa e única. Os terrenos urbanos e industriais do território da Reserva Ornitológica do Mindelo aumentaram mais de 600%, representando hoje mais de um quarto da área total da reserva. Apesar de todos os ’ataques’ que foi sofrendo pela crescente pressão urbanística, das múltiplas actividades económicas e produtivas e da ambiguidade do seu estatuto de conservação, a Reserva Ornitológica de Mindelo foi conseguindo sobreviver, mantendo-se como um espaço único no Grande Porto (última área costeira não construída), sendo procurada por cientistas e pela população para actividades de investigação e lazer.
Nas últimas duas décadas foram realizadas campanhas de sensibilização da população local e foi criado pela Associação dos Amigos do Mindelo (AAM) o Movimento PROMindelo – Pela Reserva Ornitológica de Mindelo que envolveu milhares de pessoas. Com este movimento chamou a atenção para a necessidade de resolver os problemas actuais (indefinição de estatuto de protecção, inexistência de gestão, deposição de resíduos, destruição das dunas), apresentando propostas para a criação de uma área que simultaneamente proteja o património natural e seja local de promoção de actividades económicas sustentáveis, turismo e lazer, e de uma actividade educativa em meio natural.
Foi elaborado pela Universidade do Porto em parceria com a Câmara Municipal de Vila do Conde o documento-proposta de “Paisagem Protegida do Litoral Sul de Vila do Conde” que foi enviado para o Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB). Pretendia-se que classificação fosse atribuída antes do 50.º aniversário", tal não se sucedendo, esperando-se agora que ainda em 2007 será criada pela Câmara Municipal e pelo Governo um novo estatuto de protecção: a Paisagem Protegida do Litoral de Vila do Conde permitindo que a ROM praticamente duplique de tamanho (área abrangendo a foz do Rio Ave até à freguesia de Labruje) e se transforme num espaço de promoção de actividades económicas sustentáveis, turismo e lazer, e de uma actividade educativa e científica em meio natural. A ROM será o núcleo central desta área protegida de acrescida dimensão.
Saber mais sobre a Reserva Ornitológia de Mindelo
Fonte do texto e imagem: Associação dos Amigos do Mindelo
Sem comentários:
Enviar um comentário