terça-feira, março 04, 2008

Inauguração do percurso pedestre “O Caminho da Roliça", alusivo à Batalha da Roliça, dia 15 de Março, numa organização do CAAL e Câmara do Bombarral


Está agendada para o próximo dia 15 de Março, Sábado, a inauguração do percurso pedestre “O Caminho da Roliça” alusivo à Batalha da Roliça.

Coordenado pelo Clube de Actividades de Ar Livre de Lisboa (CAAL), que participará neste evento inaugural, o percurso é organizado e sinalizado de forma apropriada e com rigor histórico, desenrola-se nas localidades da Roliça e da Columbeira e termina na Serra do Picoto.

Este ano comemora-se o bicentenário da Batalha da Roliça, travada no dia 17 de Agosto de 1808, com diversas iniciativas, de entre as quais se destaca a inauguração deste percurso sinalizado, resultante de uma parceria da Câmara Municipal do Bombarral com o CAAL e da proposta do François Quijano, residente neste concelho.
A Batalha da Roliça, a primeira batalha da Guerra Peninsular, foi travada entre as tropas luso-britânicas e as tropas francesas, e nele pereceram mais de 500 soldados de cada lado.

A batalha será evocada e descrita no cimo do Picoto (160 metros), por um historiador, que integra um Grupo de Trabalho cuja informação poderá ser consultada no blogue http://batalharolica.blogs.sapo.pt/

O início da caminhada está marcada para as 9.30 Horas, sendo o ponto de partida o Largo D. Maria I, junto da fonte e do painel de azulejos evocativo da batalha na saída da aldeia da Roliça, na direcção de Columbeira.
O percurso é circular e tem a duração prevista de duas horas.


Programa:
9h30 - Percurso pedestre circular, guiado, com apontamentos históricos sobre o evento
13h30 – Merenda ao ar livre, na Roliça, oferecida pela Câmara Municipal
15h30 – Visita guiada ao centro histórico do Bombarral





Inscrições e informações:
Gabinete de Informação, Relações Públicas e Turismo da Câmara Municipal do Bombarral
Tlf. 262609046

Clube de Actividades de Ar Livre de Lisboa (CAAL)
Tel. 21 778 83 72
Tlm 96 629 52 60
Fax: 21 778 8367
caal@mail.telepac.pt



Fonte: Clube de Actividades de Ar Livre de Lisboa (CAAL)

Sem comentários: