quarta-feira, março 26, 2008

Inauguração do percurso pedestre “O Caminho da Roliça", no Bombarral, dia 15 de Março contou com mais de centena e meia de participantes

Mais de 150 pessoas participaram no passado Sábado, dia 15 de Março, na caminhada inaugural do percurso pedestre “O Caminho da Roliça”, actividade integrada nas Comemorações do Bicentenário das Batalhas da Roliça e do Vimeiro.

A partida ocorreu passavam poucos minutos das 9.30 horas da manhã junto ao painel de azulejos alusivo à Batalha da Roliça, onde os participantes foram recebidos pelo presidente da Câmara Municipal do Bombarral, Luís Camilo Duarte.

Coordenado pelo Clube de Actividades de Ar Livre de Lisboa, que também participou neste evento, o percurso tem uma extensão de aproximadamente 11 quilómetros, passando pelos pontos mais importantes da batalha entre os exércitos francês e luso-britânico, locais onde foram efectuados alguns apontamentos históricos. Da localidade da Roliça os caminhantes seguiram até à Columbeira, subindo a encosta da Serra do Picoto em direcção ao local onde se encontra o túmulo do Tenente-Coronel Lake. Rumaram de seguida ao alto daquela Serra, regressando depois à Roliça.

A actividade continuou na Columbeira com um almoço oferecido pelo Centro Recreativo e Desportivo Columbeirense. Além da colectividade, a acção teve ainda o apoio da Junta de Freguesia da Roliça através da distribuição de garrafas de água, fruta e sandes ao longo do percurso, para cuja abertura e identificação muito contribuíram o sr. François Quijano e o Eng. Pombo Duarte, presidente do CAAL, para além de elementos da colectividade da Columbeira.

Os participantes afectos ao Clube de Actividades de Ar Livre de Lisboa tiveram ainda oportunidade de visitar a vila do Bombarral. O Largo da Igreja, a Mata Municipal, a Praça do Município, o Edifício dos Paços do Concelho, o Anfiteatro Municipal e o Museu Municipal foram alguns dos locais que integraram a visita guiada.

Tendo em consideração a grande adesão de pessoas à inauguração do percurso pedestre, encontra-se já a ser planeada uma outra caminhada. A data da realização da mesma será divulgada oportunamente. Os interessados em participar nesta actividade deverão efectuar a sua inscrição no Gabinete de Informação, Relações Públicas e Turismo da Câmara Municipal ou pelo telefone 262609046."

Paulo Coelho

Fonte: blogue "Batalha da Roliça"

Sem comentários: