quinta-feira, março 27, 2008

Rota dos Moinhos, em Lamego, dia 6 de Abril, promovida pela Secção de Pedestrianismo do Ténis Clube de Lamego

A Secção de Pedestrianismo do Ténis Clube de Lamego promove dia 6 de Abril, Domingo, a "Rota dos Moinhos", no concelho Lamego


Local de encontro: Ginásio House of Fitness em Lamego, às 8h45. Deslocação às 09h00 em viaturas para a ponte de Reconcos (Rio Balsemão)


Clicar para ampliar

O início do percurso é junto à ponte de Reconcos (Rio Balsemão) e o primeiro troço leva-nos em direcção à aldeia de Pretarouca, sempre junto ao rio Balsemão, em direcção à sua nascente. Nesta aldeia podemos admirar o largo da Igreja, área de grande importância social naquela comunidade. Aqui podemos ver as obras de construção da barragem do Balsemão. O percurso segue ao longo do rio, para montante, e podemos ir imaginando aquele que será o futuro lago/albufeira artificial, que certamente trará novos encantos à região, embora muita coisa ficará submersa: pontes seculares, moinhos, lameiros verdejantes. Poderemos ainda admirar, quem sabe pela última vez, os inúmeros moinhos, alguns ainda a jorrar água, que preenchem as margens deste rio, de água cristalina. Chegados aos limites do concelho de Lamego efectuaremos uma pausa de 20 minutos, num pequeno povoado em ruínas na margem do rio, para merendar. Após esta pausa iniciaremos a 2ª parte do percurso que nos leva à aldeia de Dornas e depois ao troço final, que nos levará novamente ao ponto de partida
Este percurso insere-se no ãmbito do Dia Nacional dos Moinhos (7 de Abril), instituído pela Rede Portuguesa dos Moinhos. É também neste dia que se comemora o Dia Mundial da Saúde que marca a data da fundação da Organização Mundial da Saúde (OMS).



Percurso apoiado pelos ginásios House of Fitness e pela Câmara Municipal de Lamego.


Descrição do Percurso:
Distância: 11 km (pequena rota em circuito)
Grau de dificuldade: Baixo
Desníveis: Moderados
Tempo efectivo de deslocamento: entre 3h30m a 4h (alguns troços do percurso feitos sem trilho e zonas de grande interesse fotográfico)
Tipo de caminho: Caminhos tradicionais, estradões de terra, ruelas de aldeias, deslocamento ao longo das margens do rio Balsemão.

Clicar para ampliar


Programa:
8h45 - Concentração do grupo junto ao ginásio House of Fitness, nna Urbanização da Ortigosa, em Lamego.
9h00 - Deslocamento do grupo em viatura até Reconcos ( junto à ponte).
9h20 - Com partida da ponte de Reconcos, os caminheiros iniciam a sua marcha rumo a Pretarouca, junto ao rio Balsemão.
11h00 – Paragem para merendar em local a escolher.
11h20 - Inicio da 2ª parte do percurso
13h00 - Chegada às viaturas




Fonte do texto e imagens:
Secção de Pedestrianismo do Ténis Clube de Lamego


Sem comentários: