quarta-feira, março 19, 2008

IX Rota do Contrabando / Ruta del Contrabando, Nisa - Cáceres, dia 15 de Março, com 250 participantes (150 portugueses e 100 espanhóis)


"Decorreu no passado sábado, 15 de Março de 2008, mais uma edição daquela que se afigura como a iniciativa de maior referência da Inijovem e umas das de maior impacto realizadas no Concelho de Nisa, – o Percurso Pedestre Transfronteiriço em Travessia “Rota do Contrabando – Ruta del Contrabando- , que este ano completou 9 anos a calcorrear os agrestes trilhos do Contrabando, ligando a Freguesia de Montalvão ao Ayuntamiento de Cedillo, na vizinha Estremadura espanhola.

Entre caminheiros e organização estiveram envolvidas mais de 300 pessoas: 250 caminheiros, 12 guias, 1 socorrista dos Bombeiros Voluntários de Nisa, 2 viaturas TT, 1 viatura TT da Protecção Civil Municipal de Nisa, 6 embarcações, 1 ambulância, 3 autocarros, 1 viatura da Guarda Civil Espanhola, 6 pessoas no Secretariado e 5 pessoas responsáveis pelo almoço.

Os caminheiros acorreram dos mais variados pontos de um e doutro país: de Portugal vieram 150 participantes de Nisa, Castelo de Vide, Gavião, Portalegre, Elvas, Castelo Branco, Fundão (Caminheiros da Gardunha), Covilhã, Leiria, Marinha Grande, Lisboa, Montijo, Sintra, Vila Franca de Xira, Vagos e Fafe (Cercifaf/Restauradores da Granja), representando em termos percentuais 36% de caminheiros do Concelho de Nisa e 64% de caminheiros do resto do país. De assinalar também que 35,5% do total de caminheiros portugueses eram sócios da Inijovem.

De Espanha vieram 100 participantes, de Villanueva de la Serena (Badajoz), Cedillo (Cáceres), Cáceres, Alburquerque (Badajoz), Valencia de Alcantara (Cáceres), San Vicente de Alcantara (Badajoz), Arroyo de la Luz (Cáceres), Alcantara (Cáceres), Romangordo (Cáceres) e Miajadas (Cáceres), o que em termos percentuais significa que estiveram 41% de Cedillo e 59% dos restantes pontos de Espanha.

No respeitante a grupos etários, de referir que destes 250 caminheiros, 19% tinham entre 12 e 30 anos, 23% tinham entre 30 e 40 anos, 32% entre 40 e 50 anos, 19% tinham entre 50 a 60 anos, 6% tinham entre 60 e 70 anos e 1% mais de 70 anos de idade. No respeitante à participação por sexo, registou-se um grande equilíbrio, cerca de 50% homens e 50% mulheres.



Relativamente ao percurso, mais uma vez a Rota cruzou caminhos e trilhos diferentes de outros anos, como ficou provado pela travessia do Rio Sever na Fonte da Bica e a subida no lado espanhol pela Sevillana, junto ao limite de uma coutada de caça. Voltando ao inicio, o Secretariado abriu as portas às 08h00 da manhã no Recinto das Festas de Montalvão, onde funcionou também o estacionamento das viaturas. Após a confirmação de todas as inscrições, os Caminheiros dirigiram-se para o interior do Castelo Templário de Montalvão, onde se deu inicio ao percurso cerca das 09h00, não sem antes ter lugar o habitual “briefing” de boas vindas e breves explicações sobre o percurso pela Organização.

A “IX Rota do Contrabando – Ruta del Contrabando” percorreu 3,5 km em solo português saindo do Castelo Templário de Montalvão – EN369-3 – Ruínas da Capela de Santa Margarida (PR7: Entre Azenhas) – Couto das Perdizes e Fonte da Bica onde se registou a travessia de barco do Rio Sever, para depois se percorrerem em território espanhol 10,5 km, começando pela respeitável subida da Sevillana – La Regañada – Camino de la Loma – Casa Mayamao (ruínas) – Camino del Molino de Enmedio – Camino del Ferrañon - Regato del Pueblo – Calle del Murillo – Plaza de la Constitución – Calle Juan Carlos I e Centro Cultural “El Cáson”.

À entrada em Cedillo, o imenso grupo de Caminheiros foi ovacionado com fervor pelos Bombos de Nisa e, até ao “Cáson”, a população local acorreu em força às portas e janelas a saudar os Caminheiros. Seguiu-se a foto de grupo, a entrega das lembranças e o almoço convívio. Durante e após o repasto, mais um singular momento de animação, com o popular grupo Nisense “Domingos & Dias Santos”, que se prolongou pela tarde fora, mesmo depois dos Caminheiros de mais longe iniciarem o regresso a suas casas.

Ficou a impressão geral, pelo menos a avaliar pela opinião da maioria dos participantes, de que a organização esteve, uma vez mais, à altura dos acontecimentos, factor sempre de forte motivação para novas actividades. É claro que a este balanço final francamente positivo não é alheio todo o forte dispositivo de apoio logístico antes e durante o evento, o patrocínio e colaboração de algumas entidades e empresas e mais uma vez a notável colaboração de um grupo de voluntários sócios da Inijovem.

Não queremos deixar de assinalar e agradecer as presenças dos representantes da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal (companheiros Carlos Oliveira, Jorge Vieira, Francisco Leitão, Catarina Costa e o Técnico de Pedestrianismo Ruben Jordão), do Ex. Sr. Presidente da Diputación de Cáceres Don Juan Andrés Tovar Mena, da Vice-presidente da Câmara Municipal de Nisa, Maria de Fátima Moura, do Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Montalvão, Sr. António Costa, que marcou presença até à Fonte da Bica no Rio Sever. O Alcaide de Cedillo, Don António Riscado, presença assídua neste evento, esteve ausente em virtude de problemas de saúde de uma familiar, a quem aproveitamos a oportunidade para desejar rápidas melhoras.

Tratou-se de uma actividade realizada em parceria entre a Inijovem, através da sua Secção de Campismo e Montanhismo, e a Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, daí a IX Rota do Contrabando estar, uma vez mais, integrada no Calendário Nacional de Actividades deste Organismo Federativo."


Fontes:
Texto :
Vila de Nisa
Imagem: Inijovem


Mais informações sobre a Rota do Contrabando /Ruta del Contrabando

Sem comentários: