quinta-feira, março 13, 2008

percurso pedestre "Monte Escuro – Largo de Vila Franca", em Vila Franca do Campo, Açores já se encontra completamente sinalizado

O percurso pedestre "Monte Escuro – Largo de Vila Franca", localizado no concelho de Vila Franca do Campo, Açores e que foi inaugurado no dia 22 de Junho de 2007, no âmbito do programa de festejos do feriado municipal São João da Vila 2007, ainda sem estar sinalizado, já se encontra completamente sinalizado.


"15 km de paisagens num ambiente preservado para os que gostam de turismo activo, com vários tipos de piso, como pé posto, caminho agrícola e calçada regional é a nova oferta turística do município vila franquense. O percurso demora cerca de três horas. Para chegar ao trilho segue-se por cerca de 2km a Estrada Regional nº1 no sentido Vila Franca do Campo/Furnas.

Este é um dos percursos mais completos da ilha de S. Miguel, no que respeita à diversidade de Fauna e Flora e interesse Geológico. O Vulcão do Fogo está situado na parte central da ilha de S. Miguel, inserindo-se no maciço de Água de Pau, uma unidade geomorfológica que ocupa uma área de aproximadamente 150km e uma altura máxima de 947m.
Ao passarmos o Monte Escuro, e antes de avistarmos o Pico da Vela, à sua esquerda deslumbra-se com uma magnífica paisagem, onde a Lagoa dos Areeiros aparece como um pequeno vulcão adormecido, avistando-se o Pico da Vara como uma majestosa montanha que não passa despercebida no horizonte. Após chegada ao marco geodésico, e antes de descermos para a Ermida da Senhora da Paz, poderemos optar por visitar o Pico da Vela.

Ao Pico da Vela está associada uma lenda contada pelos mais velhos, que provavelmente passou por várias gerações, que diz que os piratas que cá passavam, escondiam o que furtavam da população na zona onde se encontra este pico em forma de vela. A existência de várias marcas de pequenos trilhos à volta deste pico são uma constante, que supostamente foram criados por aqueles que antigamente iam apanhar as chamadas “levas” para colocar nas estufas do ananás.


Contornando o Pico da Vela, confrontamo-nos com uma paisagem lindíssima da Lagoa do Fogo. Um dos pontos altos deste percurso é a vista que se consegue alcançar do Pico da Cruz para o Concelho de Vila Franca do Campo, onde é nítido o sector de ruptura provocado pelo sismo de 1522 que destruiu grande parte da primeira capital dos Açores até então. Chegando à Ermida da Senhora da Paz, deslumbre-se com a famosa vista para o Concelho de Vila Franca do Campo. Aí encontra-se um caminho de calçada regional, que nos vai direccionar para os Paços do Concelho com vários pontos de interesse turístico de visita obrigatórios.


Fonte do texto e fotos: Câmara Municipal de Vila Franca do Campo


Sem comentários: