quinta-feira, julho 19, 2007

II edição da Feira Nacional de Parques Naturais e Ambiente: maior evento anual da Pen. Ibérica sobre Ambiente e Conservação da Natureza, em Olhão


"Ambiente, biodiversidade, desenvolvimento sustentável, alterações climáticas. Esta é a linguagem comum a todos os participantes na II edição da Feira Nacional de Parques Naturais e Ambiente que decorre em Olhão, de 26 a 29 de Julho. No mesmo espaço, vão estar todas as áreas protegidas do país, parques naturais nacionais e estrangeiros e organizações de defesa do ambiente e conservação da natureza. Um evento único em toda a Península Ibérica, organizado pela Câmara Municipal de Olhão e que se insere nas comemorações do Dia Nacional da Conservação da Natureza.


Clicar para ampliar


A ideia foi posta em prática em 2006 e teve uma receptividade tão forte que o Município de Olhão, em associação com o Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade, decidiu avançar para a II edição.

A Feira Nacional de Parques Naturais e Ambiente é um fórum que reúne entidades, associações e diversas instituições ligadas às questões do ambiente e ao desenvolvimento sustentável. Durante 4 dias, todos estarão reunidos no mesmo espaço para apresentar projectos ambientais, produtos e serviços desenvolvidos pelas áreas protegidas, actividades económicas ligadas ao ambiente e à conservação da natureza.

A Feira realiza-se no Jardim Pescador Olhanense e oferece, este ano, um maior número de expositores, com grande variedade de produtos e actividades. Desde a Mostra de Produtos Biológicos, que permite não só ver como também proar estes alimentos naturais, passando pelos produtos regionais, ao artesanato, agroturismo, associações regionais, Universidades e ONG ligadas ao ambiente, há um mundo imenso para descobrir no recinto.

As alterações climáticas estão na agenda politica mundial e são um dos temas em destaque na II Feira Nacional de Parques Naturais e Ambiente. O impacto destas alterações no ambiente e na gestão das áreas protegidas e ainda as políticas internacionais para combater este fenómeno serão questões em debate no Seminário do Algarve, uma conferência que promete reunir individualidades e investigadores reconhecidos nestas temáticas. Este debate realiza-se dia 27, no auditório do Centro de Educação Ambiental de Marim, na sede do Parque Natural da Ria Formosa, a partir das 09h00.

Clicar para ampliar


A exposição DESIGNFORFUTURE 07 - Reciclagem do Sentido, propõe-se explorar a relação com o mundo através dos objectos, muito para além do seu estatuto material, para além do seu valor intrínseco enquanto recurso e ligado ao seu valor simbólico.

O artesanato será uma das áreas mais surpreendentes deste evento, com uma exposição intitulada "Desenhar a Tradição". Das olarias de S. Pedro do Corval, chega a Olhão o resultado de um conjunto de experiências de inovação, em que se comprova que a tradição pode continuar viva sob formas modernas e arrojadas. Finalmente, os mais novos têm um lugar especial neste Feira sobre ambiente. Um workshop de reciclagem desafia-os a construir eco brinquedos, exclusivamente com materiais recicláveis.

A inauguração da Feira decorre dia 26 de Julho, pelas 18 horas e a entrada é livre."


Portal digital da Feira

Fonte do texto e imagem: Câmara Municipal de Olhão

Sem comentários: