quarta-feira, julho 11, 2007

Sever do Vouga quer criar com municípios de Albergaria-a-Velha, Oliveira de Frades, Vouzela e S. Pedro do Sul rede intermunicipal de ecopistas

"A Câmara de Sever do Vouga está apostada em envolver os municípios vizinhos de Albergaria-a-Velha, Oliveira de Frades, Vouzela e S. Pedro do Sul na construção de uma rede intermunicipal de ecopistas, a criar a partir do prolongamento da ecopista que está a construir, com o apoio da REFER, num troço da antiga linha de caminho de ferro do Vale do Vouga.

As obras no primeiro troço, entre o lugar da Foz e Pessegueiro do Vouga, numa extensão de cerca de seis quilómetros, estão bastante adiantadas, faltando, apenas, colocar o asfalto e a sinalização específica. Apesar disso, o presidente da Câmara, Manuel Soares não arrisca uma data para a conclusão das obras. Prefere, antes, destacar que, apesar de inacabada, a pista já está a ser um pólo de atracção. Sobretudo aos fins-de-semana. «Dizem-me que até vêm excursões de fora», sublinha o autarca. A autarquia vai pagar 250 euros/ano por quilómetro à Refer.

No plano concelhio, o autarca tem a intenção de levar a pista de bicicletas e peões até aos limites do concelho - «vamos pedir à REFER a elaboração do projecto para o segundo troço, de Paradela do Vouga para lá»- e transformar a antiga estação de Paradela num ponto de apoio a este tipo de turismo.

Manuel Soares está a idealizar uma área de repouso, com um bar-esplanada, uma loja de artesanato e outros produtos locais, e um posto de informação/divulgação dos produtos turísticos nos quais o concelho de Sever do Vouga é rico. O autarca pretende oficializar, muito em breve, a aquisição, já acordada com a REFER, da antiga estação.


Albergaria-a-Velha concorda.

Para além das fronteiras do concelho, Manuel Soares acha que «o ideal era conseguirmos construir uma pista ciclável, aproveitando a antiga linha de caminho de ferro, ao longo das margens do rio Vouga, que fosse da Foz do Rio Mau (Albergaria-a-Velha) até às termas de S. Pedro do Sul ou o mais próximo possível», num percurso que rondaria os 40 quilómetros.

«Já sabemos que a Câmara de Albergaria está interessada. Agora vamos ter de falar com os autarcas de Oliveira de Frades, Vouzela e S. Pedro do Sul», refere Manuel Soares.


Mais duas pistas
A Câmara incluiu no plano de acção da Grande Área Metropolitana de Aveiro, para beneficiar de comparticipação comunitária, a candidatura de outra ciclovia, ao longo do rio Vouga, entre Ermida e Pessegueiro. E vai incluir mais outra pista para bicicletas e peões no projecto de requalificação das antigas minas do Braçal para o turismo, aproveitando o leito da antiga linha de vagonetas.


José Carlos Maximino

Fonte: Jornal de Notícias - 11-7-007


Sem comentários: