domingo, julho 22, 2007

Trilho do Mezio - Ribeiro da Vilela, no Parque Nacional da Peneda-Gerês

Na fronteira do Parque Nacional da Peneda-Gerês encontramos o Mezio. A visita propõe um conjunto de paisagens características da montanha, com o casario concentrado a dominar os campos cultivados em socalcos.

O percurso inicia-se na Portela do Mezio onde podemos encontrar uma mamoa, monumento megalítico integrante das "Antas do Soajo", edificadas há cerca de 5000 anos. A sudoeste, o monte do Gião com 800 metros de altitude, alberga um conjunto de gravuras rupestres.

Seguindo por entre bosques de bétulas e pinheiros, chegamos a Vilela das Lajes. A sua escola primária, hoje desactivada, evoca tempos passados, em que os jovens ainda habitavam os meios rurais. Retomando o caminho até às margens da Ribeira de Vilela deparamo-nos com uma zona de belíssimos carvalhais que convidam a uma pausa. A travessia do curso de água efectua-se por um antigo pontão granítico. O local, de uma tranquilidade e beleza dignas de nota, destaca-se pela limpidez das águas e a vegetação ribeirinha.

Visitado o ribeiro, a deslocação faz-se por entre campos de cultivo e cortes de gado. A próxima paragem é um conjunto de cortelhos do lugar de Bostelinhos. Os prados e lameiros, designados localmente por poulos, produzem erva e feno para o gado. Com uma altura de dois pisos, os cortelhos abrigam os animais e funcionam como arrecadação para fenos, alfaias e instrumentos de trabalho.

O percurso é agora ao longo de socalcos. Atravessando novamente a Ribeira de Vilela chegamos aos campos de cultivo de Vilela das Lajes. A aldeia apresenta um interessante conjunto de espigueiros, parcialmente abandonados. No entanto, a paisagem é dominada pela verdura dos prados e pastagens.

Por entre os campos e as moradias descemos até ao ribeiro que separa as povoações de Vilela das Lajes e Boimo. É nesta que se situa a Capela de Nª Srª da Boa Morte, de grande brancura e graciosidade. Embora modesta, a presença da vinha é aqui bem vincada na bordadura dos campos.

No regresso, atravessa-se outro ribeiro. Numa zona de trilho pouco nítido, seguimos pela direita e atingimos o Mezio.



Como chegar
Tomando a EN202, segue-se a indicação para o Parque Nacional da Peneda-Gerês. A cerca de 2 km de Arcos de Valdevez, vira-se à direita no entroncamento sinalizado para o Soajo (Mezio).
Estacionamento disponível para ligeiros e pesados de passageiros na área do Mezio.



Tipo de percurso: Pequena rota; Circuito Fechado.
Âmbito: Ecológico e Cultural.
Distância do percurso : 9530 metros.
Duração aproximada: 6 horas e 30 minutos.
Grau de dificuldade : Moderado e Difícil


Fonte: Jornal de Notícias - 18-7-007

Sem comentários: