segunda-feira, julho 30, 2007

Parque Nacional da Peneda-Gerês cria transportes alternativos

"O Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG) pretende também incentivar os visitantes a deixar o carro estacionado e andar de transporte público de passageiros aquando das visitas ao espaço, de forma a reduzir a pressão humana na área protegida. Para isso numa iniciativa conjunta com a Câmara Municipal de Terras de Bouro e a Empresa Hoteleira do Gerês, criou um serviço de transporte alternativo, que será feito por um mini-autocarro e está em funcionamento desde meados do mês de Julho, prolongando-se até ao próximo dia 15 de Setembro.

«A intenção é reduzir a pressão humana na Mata da Albergaria - um dos mais importantes bosques do PNPG - que se faz sentir principalmente no período de Verão, provocada essencialmente pelo excesso de circulação de veículos motorizados», referiu o Director do Departamento de Gestão das Áreas Classificadas do Norte, Henrique Miguel Pereira.

Desta forma, espera-se «contribuir para um uso social e recreativo da Mata da Albergaria mais consentâneo com a sua preservação», revelou, ainda o Director, salientando que «a reacção à implementação deste sistema de transportes alternativos, principalmente dos empresários turísticos deste território, tem sido muito positiva».

O novo serviço irá «permitir aos turistas que não venham munidos de meio de transporte individual conhecer e usufruir do Gerês, principalmente da Mata da Albergaria. A medida irá promover o aumento do tempo de permanência destes na estância termal e diminuir a circulação automóvel no vale do Gerês o que promove de alguma forma o aumento da qualidade da visita».

O circuito inteiro no Vale do Gerês que inclui os principais pontos de paragem como o Gerês, São Bento, Covide, Campo do Gerês, Portela do Homem e Leonte, é efectuado durante a semana. Com uma extensão aproximada de 40 quilómetros, prevê a realização de quatro horários diários. Por seu turno, ao fim-de-semana, realiza-se apenas o circuito Gerês, Leonte e Portela do Homem e vice-versa com uma extensão aproximada de 13 quilómetros e com seis horários diários."

Miguel Rodrigues

Fonte: Jornal de Notícias - 29-7-007


Sem comentários: