quarta-feira, julho 18, 2007

Caminhada no reformulado PR7 "Nas Escarpas da Mizarela", a 22 de Julho, numa organização da Câmara Municipal de Arouca


Terá lugar a 22 de Julho (Domingo) mais um percurso pedestre, promovido pela Câmara Municipal de Arouca. O PR7, "Nas Escarpas da Mizarela", é já bem conhecido por muitos pedestrianistas, mas, após uma intervenção para corrigir alguns problemas originados pelo incêndio de 2005, é agora lançado com uma importante reformulação.

Passará por novos caminhos, que atravessam paisagens de grande beleza. O Percurso passou do tipo linear a circular e estende-se agora por cerca de 8 km.

O percurso inicia-se no parque de lazer fronteiro ao parque de campismo do Merujal, através de um caminho que se dirige à aldeia da Mizarela. Chegando a esta aldeia, passa-se pelo miradouro e prossegue-se descendo pela estrada de acesso à aldeia da Ribeira. 300 metros abaixo do miradouro, vira-se à esquerda, por um carreiro, entre um carvalhal, com vista soberba sobre a Frecha da Mizarela.

Seguindo este carreiro, toca-se mais a baixo, numa curva, a referida estrada de acesso à aldeia da Ribeira que, logo de seguida, se deixa para continuar por outro carreiro, que desce abruptamente por entre escarpas com a bela cascata da ribeira da Castanheira, do lado de lá, em escadaria.

Chegando ao ponto de confluência desta com o rio Caima, o caminho torna-se suave e, pela margem esquerda do rio rapidamente se chega à aldeia da Ribeira. Esta aldeia, é constituída por um pequeno aglomerado de casas onde, ainda, resistem dois moradores que vão amanhando os pequenos campos, suportados por socalcos que dão à paisagem um cunho humanizado de singular beleza.

Passada a aldeia, atravessa-se o rio num pequeno pontão – aconselha-se a passar somente duas pessoas de cada vez – rumando-se à esquerda por um trilho que, subindo ao longo da margem direita do rio, chega à ribeira da Castanheira, acompanhando-a. Transposta esta, atinge-se a crista da escarpa leste e rapidamente se chega à ribeira dos Cabaços e à escola de escalada.

Após a passagem de um colo toca-se o PR15, já junto à estrada de asfalto, que se toma à esquerda, chegando-se à aldeia da Mizarela. Aqui retoma-se o caminho do parque de merendas e do parque de campismo, onde se iniciou.



As inscrições, que decorrem de 17 a 20 de Julho, podem ser feitas na Câmara Municipal ou no Posto de Turismo de Arouca, pelos telefones 256 940 220 ou 256 943 575, ou ainda via e-mail, para otilia.vilar@cm-arouca.pt


Fonte do texto e imagem: Câmara Municipal de Arouca

(foi-me informado pelo Dar à Sola)

Sem comentários: